Notícia postada dia 29/04/2013

Informações sobre o 8º Congrejufe

De acordo com informações da coordenação do SINDJUFE, que está em Caeté (MG) participando do 8º Congrejufe, iniciado na sexta-feira (26), a diretoria da Fenajufe impugnou a delegação do TSE alegando que eles realizaram sorteio de brindes para chamar os servidores para a assembleia que elegeu os delegados, em Brasília. Porém, a chapa do Sindiquinze, que fez o mesmo processo, não foi impugnada. Coincidentemente a chapa impugnada era contra CUT e a que não foi impugnada é cutista.

O Movimento LutaFenajufe fez dois recursos à mesa do Congrejufe: o primeiro pedia o credenciamento dos delegados do TSE, provando que eles recuaram e não houve o sorteio. E o segundo recurso solicitou a impugnação da chapa do Sindquinze, a qual realizou efetivamente um sorteio de alguns GPSs na assembleia que de eleição. A plenária aprovou o primeiro recurso, permitindo o cadastramento dos colegas do TSE, alguns ligados à ANATA. E para demonstrar coerência, o Movimento LutaFenajufe retirou o recurso contra o Sindiquinze.

Na avaliação do "LUTA" ambas as chapas erraram, mas que haviam aprendido com esse embate, a não repeti-lo.
Com muito atraso, a programação  continuou com uma palestra do Frei Beto .

O domingo foi marcado pela exposição das teses e discussões setoriais e políticas, além de reuniões do Conselho Fiscal do qual faz parte o coordenador do Sindjufe Lourival Matos. Foram apresentadas as teses gerais e específicas, como isonomia entre os chefes de cartório, redução de jornada, data-base, carreira judiciária, desfiliação da CUT, assédio moral no trabalho, deficiência de pessoal na área administrativa das Justiças Federais, ilegalidade do banco de horas, PJE, luta contra todas as formas de opressão, anulação da reforma de previdência, entre outros temas. Essa discussão foi feita durante o dia e também à noite.