Notícia postada dia 15/04/2013

Deputados formalizam pedido para antecipar instalação de Vara Federal

A Direção do Foro da Seção Judiciária da Bahia recebeu na tarde da segunda-feira, 8/4, um expediente assinado pelos de­putados estaduais Augusto Castro, Antonio Imbassahy, Félix Mendonça Junior e Jutahy Magalhães Junior, além da Presidência da Câmara de Vereadores de Itabuna.

Na correspondência, entregue pelo de­putado Augusto Castro ao diretor do Foro, juiz federal Ávio Novaes, os parlamentares dizem: “Imbuídos do objetivo de tornar os serviços da Justiça Federal acessível a to­dos os cidadãos de Itabuna e região que dela demandem, solicitamos que a instala­ção da 2ª Vara Federal, prevista para 2014, embora sem data específica, seja antecipa­da para o corrente ano”

E continua o ofício dos parlamentares baianos: “Com uma população de pelo me­nos 535 mil habitantes, a região abrangi­da pela jurisdição da Subseção Judiciária de Itabuna carece, urgentemente, da am­pliação dos serviços da Justiça Federal”.

Concluindo, os signatários pleiteiam: “Como a criação da 2ª Vara Federal já foi autorizada, com competência prevista para atuação na área cível e criminal, gos­taríamos de contar com a sensibilidade de vossa Excelência em viabilizar esta segun­da unidade ainda neste ano, beneficiando, assim, os 25 municípios do Sul da Bahia que integram a Subseção de Itabuna.”

Posicionamento do sindicato: Depois de diversos casos de más condições de trabalho nas Subseções inauguradas no interior dos estados, o SINDJUFE-BA, diante desta notícia, exige que sejam levadas em consideração as estruturas material e humana para essa instalação, sob pena de expor servidores a condições precárias de trabalho e consequente prestação de serviço aquém da excelência característica da Justiça Federal. Não será permitido que a situação vivida pelos servidores lotados na Subseção de Alagoinhas se repita.