Notícia postada dia 10/04/2013

Impactos do PJE na saúde dos servidores preocupam o SINDJUFE-BA

A mudança nas rotinas de trabalho impostas pela implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJE) implicam em diversos impactos na saúde dos servidores que tem preocupado a diretoria do sindicato. De olho somente em resultados rápidos as Administrações da Justiça Trabalhista vêm impondo um ritmo acelerado para a instalação do PJE. A promessa de resultados melhores oculta, no entanto, uma mudança revolucionária dos processos de trabalho que impacta diretamente na saúde do trabalhador. O PJE impõe a todos os operadores do direito um maior tempo diante do computador, maior período de trabalho estático fisicamente, ao passo que a complexidade e a dinâmica da nova forma de trabalho exigem atenção mais focada para cada ato processual, uma vez que estes são quase que instantâneos, prejudicando, em alguma medida, a capacidade de revisão e, por conseqüência, a própria qualidade do trabalho, podendo vir a macular a qualidade do trabalho largamente reconhecida pelos usuários da Justiça do Trabalho.

Outra dificuldade encontrada pelos servidores com a implantação do PJE é o período de transição em que os servidores deverão lidar com processos no meio físico e digital, sendo forçados a realizar rotinas diferentes para cada tipo de processo. A capacitação dos servidores e o temor diante da velocidade das mudanças têm levado muitos bons servidores a uma corrida pela aposentadoria fazendo com que a Justiça perca, prematuramente, quadros bastante qualificados. Os servidores não se apresentam contrários ao progresso, porém, avaliam que uma mudança tão radical na rotina de trabalho deve ser precedida de uma preparação mais profunda.

A experiência do PJE na Justiça Federal, onde já foi implantado faz mais tempo, indica o grande aumento da demanda e prejuízos a saúde dos servidores.  Uma maior incidência de sintomas oftalmológicos e osteomoleculares, bem como o aumento de sintomas psicológicos, são indicadores comprovados em pesquisas realizadas no âmbito da Justiça Federal pelo Sintrajufe-RS.

A pesquisa pode ser consultada aqui.

Na Bahia, o Comitê de Saúde do TRT vem fazendo uma pesquisa e trabalho preventivo nas Varas do Trabalho da capital, buscando traçar um registro da situação de saúde dos servidores antes da implantação integral do PJE. O SINDJUFE-BA integra o comitê tendo como participantes os coordenadores Leonardo Alves (Coord. de Saúde e Condições de Trabalho) e André Rodrigues (Coord. Geral).

O sindicato tem articulado com o Comitê de Saúde do TRT5 a união de esforços para levar a todo o Regional a campanha de pausas no trabalho. Além do trabalho com o comitê, serão programadas reuniões e assembleias por setor, a fim de colher a situação real dos servidores e demandas referentes à implantação do PJE.

Se você tem sugestões sobre o tema ou precisa da visita urgente do SINDJUFE-BA na sua unidade de trabalho, entre em contato pelo e-mail sindjufeba@sindjufeba.org.br. Fique de olho no cronograma de visitas e participe expondo as suas solicitações sobre o PJE.