Notícia postada dia 25/03/2013

Defesa de petistas do 'mensalão' faz direção da CUT atacar marcha que terá servidores

Motivo é que ato em Brasília defenderá anulação da reforma da Previdência por ‘compra de votos’; sindicatos do Judiciário e MPU convocam a marcha

A direção nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT) divulgou nota direcionada aos sindicatos filiados a ela na qual ataca a Marcha a Brasília convocada para o dia 24 de abril, mobilização que deve ter forte participação de servidores públicos federais e que contestará projetos do governo de Dilma Rousseff que atacam os trabalhadores.

O principal motivo, reconhecido na nota, está relacionado à campanha pela anulação da reforma da Previdência. A direção da central se recusa a abraçar a campanha, que aponta a constatação dos ministros do Supremo Tribunal Federal, no julgamento da Ação penal 470 (o ‘mensalão’), que a votação da referida reforma se deu com compra de votos de deputados federais.

CSP-Conlutas: “defesa dos servidores”
A ‘nota de esclarecimento’, assinada pelo presidente e pelo secretário-geral da CUT nacional, Vagner Freitas e Sérgio Nobre, diz que a CSP-Conlutas (Central Sindical e Popular), uma das organizadoras do ato, e outras entidades fazem “coro com aqueles que jogam na ‘judicialização’ da ação política e sindical, buscando apoiar-se no julgamento de ‘exceção’ do STF da Ação Penal 470 (‘mensalão’) para pedir, ao próprio STF, a ‘anulação da reforma da Previdência’, sem esconder objetivos meramente político-partidários”.

Em nota, a CSP-Conlutas respondeu que não está numa disputa com a CUT, mas faz o que considera uma obrigação: defender os interesses “de oito milhões de servidores públicos do país surrupiados” por uma reforma que até o STF reconheceu ter sido aprovada sob um esquema de compra de votos e de apoio político.

Disse ainda que a convocação da marcha prossegue e vem ganhando mais adesões, inclusive com a participação de muitas entidades filiadas à CUT. Diz trecho da nota: “Talvez o interesse político-partidário esteja justamente no oposto: não defender os interesses desses milhões de servidores para defender dirigentes partidários envolvidos em denúncia de corrupção. Vamos sim defender a anulação da reforma da previdência, nas ruas em Brasília dia 24, nos locais de trabalho e, sim, também no STF, já que foi este tribunal que estabeleceu a relação entre a aprovação da reforma em 2003 e a compra de votos de parlamentares”.

Nas últimas semanas, a CUT e alguns sindicatos filiados vêm protagonizando atos pela anulação do julgamento do STF e em apoio aos petistas José Dirceu e José Genuíno, ambos condenados. O primeiro chefiava a Casa Civil do então presidente Lula à época da aprovação da reforma. O segundo presidia o Partido dos Trabalhadores (PT). Faz pouco tempo, a direção da central se recusou a assinar cartaz cujo eixo é a frase ‘Reforma Comprada Que Ser Anulada”.

Judiciário e MPU convocam a marcha
A defesa dos direitos previdenciários é apenas um item de uma lista de 14 reivindicações centrais da marcha. O movimento envolve servidores públicos e trabalhadores do setor privado e, de modo geral, contesta a forma como a presidenta Dilma vem governando o país. O protesto defenderá reajuste geral de salários, fim dos processos de privatização, uma política salarial para o funcionalismo público e reforma agrária efetiva, entre outros pontos.

Entidades sindicais do funcionalismo jogam peso na atividade, que é parte da recém-iniciada campanha salarial da categoria em 2013. Sindicatos que representam os servidores do Judiciário Federal e do MPU participam da convocação da marcha, que deve ser a primeira manifestação nacional de peso da qual o setor participa este ano.

A relação da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e MPU (Fenajufe) com a CUT deverá ser ponto de pauta do congresso da entidade, em abril, em Caeté (MG). Teses ao congresso defendem a desfiliação e o rompimento dos laços políticos com a central.

Luta Fenajufe Notícias