Notícia postada dia 11/03/2013

Baianos também realizam protesto contra nomeação de Marco Feliciano

O Farol da Barra se transformou na tarde deste domingo, 10, no palco para a manifestação contra a nomeação do pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) à presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados.

De acordo com a organização, o protesto reúne cerca de mil pessoas, entre integrantes de movimentos sociais, grupos de defesa de negros e homossexuais e apoiadores da causa, que partiram do farol em direção ao Cristo da Barra. O ato nacional já ganhou as ruas de outras cidades brasileiras neste sábado, 9, como Rio de Janeiro (com 400 pessoas), São Paulo  (500 pessoas) e Porto Alegre (sem informação).

Grande parte do público presente era formado por jovens, estudantes e acadêmicos. Os professores Edward MacRae e Leando Colling (da Universidade Federal da Bahia) se juntaram ao grupo, além do fundador do Grupo Gay da Bahia, Luiz Mott.

A vice-prefeita Célia Sacramento também participou do ato público, e fez uma rápida declaração sobre o direito à diversidade sexual no século 21.

A manifestação foi divulgada por meio de um perfil no Facebook, que conta com quase 5.500 participantes. A página contém ainda um link para a petição que pede a destituição de Feliciano da comissão.

Durante o protesto, os participantes carregam faixas a favor dos direitos dos negros, homossexuais, mulheres e seguidores de outras religiões. Neste domingo, o ato também acontece na cidade de Feira de Santana.

Os organizadores ressaltam que nesta manhã, uma ação de apoio foi realizada na cidade de Londres e, no início da noite, deve ser realizada também em Berlim, na Alemanha.

As frases do pastor e deputado Marco Feliciano (PSC) são realmente impressionantes. Chamando a África de país, por exemplo, ele disse: “O continente africano existe hoje sob a maldição patriarcal lançada pela boca de Noé. E possivelmente por causa disso, vírus como o ebola e a Aids, guerras entre etnias, fome e peste aconteçam naquele país”. Nessa semana, falou também que vai tratar homossexuais e negros como “pessoas comuns”.

Num outro caso, pedindo doações dos fiéis para a igreja, disse: “Acho que todo mundo que tem talão de cheque devia fazer alguma coisa (…) Tem alguém querendo doar um computador aqui. Pode doar. Não venho nenhum carro hoje? Acho que os carros doaram no meio de semana. (…) Uma menininha veio aqui e entregou R$ 4 de oferta. Faça isso, ensine seus filhos.”

A petição pela imediata destituição do pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) da presidência da Comissão de Direitos Humanos e das Minorias da Câmara tem neste momento mais de 170 mil adesões, que ocorrem em ritmo acelerado.

Bruno M., criador da petição no site Avaaz, afirmou que a escolha de Feliciano para o cargo “contraria a lógica ou o bom senso”, porque o deputado é conhecido por seus “comentários racistas e homofóbicos, além de não respeitar as religiões de matriz africana”.

Neste sábado, está havendo ato de repúdio a Feliciano em pelo menos dez capitais. Brasileiros da Argentina e Inglaterra também programaram realizar um protesto. Nas redes sociais, é intensa a mobilização contra a nomeação.

Fontes:
Jornal Atarde / Avaaz / Paulolopes /Uol