Acesso Funcionarios

Notícia postada dia 04/02/2013

Notícia postada dia 04/02/2013

Sindjus-DF revê posição e regulariza situação para ir ao Congrejufe

Sindjus-DF revê posição e regulariza situação para ir ao Congrejufe


Direção da entidade volta atrás após descumprir prazos e ameaçar não ir ao congresso; movimento de oposição lançou abaixo-assinado pela participação  
 

A direção do sindicato de Brasília (Sindjus-DF) voltou atrás e regularizou sua situação financeira com a federação nacional (Fenajufe), o que permitirá que os servidores do Judiciário Federal e do MPU do Distrito Federal possam participar do 8º Congrejufe, o congresso nacional da categoria. 
 

A recusa da direção do sindicato em negociar as contribuições atrasadas devidas à Fenajufe, o que deixaria Brasília de fora, foi revertida após dois adiamentos de prazos por parte da federação e do lançamento pelo movimento de oposição à direção da entidade, o Renova Sindjus, de um abaixo-assinado defendendo a regularização da situação e a participação no congresso. 
 

O Renova Sindjus divulgou ainda documento que critica a posição da direção do sindicato, qualificada como uma tentativa de inaceitável golpe contra os servidores: “Sem consultar a categoria, a direção do Sindjus-DF decidiu boicotar o congresso – se as datas do calendário da federação não tivessem sido adiadas, o Sindjus-DF já estaria fora do congresso (...). É uma manobra que expressa, na verdade, o temor de que os setores sindicais ligados ao governo percam espaço na entidade”, diz trecho do boletim digital lançado pelo movimento. 
 

Romper ou não com a CUT estará em pauta
 
O material antecipa algumas das divergências sobre os rumos da federação que devem ser debatidas em abril no Congrejufe: “Precisamos de uma nova direção para a nossa federação, que faça jus à história de lutas e de atuação autônoma e independente da Fenajufe frente a governos, administrações de tribunais e partidos”, assinala. “É lá [no congresso] que poderemos refletir e debater estes assuntos com nossos colegas de todo o país e construir as mudanças necessárias em nossa organização sindical”, diz mais adiante.
 

O documento ressalta que não participar do congresso e enfraquecer a federação ajudaria o governo a não atender às demandas da categoria: “Temos ainda pela frente toda a construção de uma nova luta por um plano de carreira que de fato valorize o que fazemos, ao lado da batalha para que a data-base seja respeitada e nossos salários deixem de ser corroídos pela inflação”. 
 

Outro texto faz referência à polêmica manutenção da filiação do sindicato e da própria federação à CUT (Central Única dos Trabalhadores), o que deverá ser questionado no Congrejufe: “A pergunta que incomoda é: por que a direção do Sindjus-DF se nega até a negociar a dívida do sindicato com a federação, um dos requisitos para poder participar do congresso, e segue financiando a CUT, entidade que hoje está ocupada em promover atos em defesa da anulação do julgamento [do mensalão]?”. E finaliza: “Por que fortalecer a CUT, uma entidade que vem recebendo milhões do governo, e minar a federação, entidade que precisa agregar todos os sindicatos do Poder Judiciário e do MPU? Qual o projeto deste grupo? Trabalham contra os servidores?”.
 

Todos os estados e 31 sindicatos vão participar
 
A direção do Sindjus-DF só regularizou a situação na terça-feira (29), após a coordenação da Fenajufe prorrogar por duas vezes o prazo estabelecido para que isso fosse feito por todos os sindicatos filiados. O acordo firmado prevê o parcelamento das mensalidades atrasadas. Naquele mesmo dia, a federação divulgou lista com 31 entidades aptas a participar do 8º congresso da categoria, a ser realizado de 26 a 30 de abril, em Caetés, Minas Gerais, cidade de cerca de 40 mil habitantes distante 35 km da capital do estado, Belo Horizonte. 
 

Os 31 sindicatos contemplam todos os 26 estados do país mais o Distrito Federal. A novidade é a participação dos servidores de Sergipe. Os sindicatos têm até o dia 16 de março para eleger os representantes ao congresso, o que pode ser feito por meio de assembleias, encontros ou congressos. De acordo com a Fenajufe, podem participar as seguintes entidades: Sindjef/AC, Sindjus/AL, Sitra/AM-RR, Sinjeam/AM, Sindjufe/BA, Sinje/CE, Sintrajufe/CE, SindissétimaCE, Sindjus/DF, Sinpojufes/ES, Sinjufego/GO, Sintrajufe/MA, Sitraemg/MG, Sindjufe/MS, Sindijufe/MT, Sindjuf/PA-AP, Sindjuf/PB, Sintrajuf/PE, Sintrajufe/PI, Sinjutra/PR, Sinjuspar/PR, Sisejufe/RJ, Sintrajurn/RN, Sinsjustra/RO-AC, Sindjero/RO, Sintrajufe/RS, Sintrajusc/SC, Sindjuf/SE, Sintrajud/SP, Sindiquinze/SP, Sindjufe/TO.


Luta Fenajufe Notícias



 

Acessem nossas...

Redes Sociais !

TRANSMISSÃO ONLINE

TRANSMISSÃO ONLINE