Notícia postada dia 24/06/2010

Deputados da CFT discutem PCS com ministro Cezar Peluso

BRASÍLIA – 23/06/10 – Os servidores que participavam da vigília em frente ao Supremo Tribunal Federal na noite desta quarta-feira [23] encerraram a atividade com uma informação a respeito da reunião entre o ministro Cezar Peluso e os deputados da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara. Minutos antes do final de mais uma manifestação nacional da greve o coordenador da Fenajufe Pedro Aparecido conversou, por telefone, com o deputado Valtenir Pereira [PSB-MT], integrante da CFT. Além do parlamentar de Mato Grosso, também estiveram na reunião com Peluzo o diretor geral do STF, Alcides Diniz; e os deputados Pepe Vargas [PT-RS], presidente da Comissão; e Cláudio Antônio Vignati [PT-SC].

De acordo com o deputado, na reunião os membros da Comissão conversaram com o presidente do STF a respeito da questão orçamentária para a aprovação do PL 6613/09. E segundo ele, o ministro Cezar Peluso manteve a defesa da proposta original do STF e também sinalizou sobre a possibilidade de a implementação do novo PCS ser por meio de um parcelamento.

Valtenir informou, ainda, que os três deputados, que são da bancada governista, se colocaram à disposição para serem interlocutores entre o STF e o governo federal. De acordo com o parlamentar, a audiência do ministro Cezar Peluso com o presidente Lula está mantida e deverá ocorrer nesta sexta-feira, 25 de junho.

Até o fechamento desta matéria [22h40], a Fenajufe não obteve a confirmação de que a reunião dos ministros Cezar Peluso e Paulo Bernardo, prevista para esta quarta-feira, tenha ocorrido.

Segundo Pepe Vargas, relator deve ser designado até amanhã
No início desta noite os coordenadores da Fenajufe Zé Oliveira e Valter Nogueira e a diretora do Sintrajufe-RS Mara Weber se reuniram com o presidente da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara, deputado Pepe Vargas [PT-RS], oportunidade em que também conversaram sobre o encontro dos deputados da CFT com o ministro Cezar Peluso. O deputado gaúcho garantiu aos dirigentes sindicais que até esta quinta-feira [24] designará o relator do PL 6613/09.

Segundo Pepe Vargas, na reunião dos deputados com o ministro Peluso não foi discutida nenhuma proposta de implementação do novo plano de cargos e salários. No entanto, eles disseram ao ministro que têm sido procurados por vários servidores em greve e, por isso, ressaltaram a necessidade de que haja avanços nas negociações entre a cúpula do Judiciário e o governo federal em relação a um acordo orçamentário que viabilize um parecer favorável da Comissão de Finanças.

Com a possibilidade de acontecer uma reunião esta semana entre os presidentes do STF e da República, para discutir especialmente o PCS dos servidores do Judiciário Federal, a orientação é que as mobilizações se intensifiquem esta semana, com as atividades em Brasília e nos estados e com o fortalecimento da greve. Para o Comando Nacional de Greve, essa agenda entre os dois Poderes, solicitada semana passada pelo ministro Cezar Peluso ao chefe do Executivo, certamente é resultado das pressões promovidas pela categoria, que já se encontra em greve há mais de um mês em vários estados. Nesse sentido, a tarefa principal neste momento é aumentar as mobilizações para que nesta semana haja avanços nesse processo de negociação.

Da Fenajufe – Leonor Costa