Notícia postada dia 06/11/2012

Comitê de saúde é instalado na Justiça Federal

A Justiça Federal está iniciando um processo já consolidado do TRT. Isso é exigência do CJF - Resolução 70 - (Objetivo 11 e 12 do Planejamento Estratégico) e do CJF – Resolução 194. O SINDJUFE convida a todos a participarem. No TRT já existe o Comitê de Saúde há anos realizando inúmeras atividades ligadas a isso.

A primeira etapa do Programa de Qualidade de Vida (PQVT)   já foi cumprida pelo Comitê da Justiça Federal. Nela os servidores, requisitados, terceirizados, estagiários, magistrados e procuradores responderam um questionário para levantar o que eles entendem por qualidade de vida no trabalho. Essa Pesquisa Diagnóstica de QVT pretende  identificar (inventariar) as condições (fatores de bem estar e mal estar) no ambiente de trabalho a partir da percepção dos próprios trabalhadores. Esse passo já foi dado no TRT e no TRF em primeira e segunda instância e quer traçar o planejamento estratégico visando a formulação de uma Política e um Programa de Qualidade de Vida no Trabalho (PQVT). Nesse momento o comitê de saúde do TRT está avaliando condições de saúde dos oficiais de justiça.

Nesse contexto, a participação do Sindicato é fundamental na identificação de fatores de estresse e na concepção de projetos e ações que tratem dos problemas correlatos, na busca de ferramentas e recursos criativos que atuem diretamente sobre focos de mal estar no trabalho, bem ainda como fiscal da atuação das instituições na implementação e execução de ações efetivas nessa área.

A Comissão responsável pelo PQVT na Justiça Federal é constituída pelos servidores Rita Olívia, Maria da Conceição Moura, Luiz Goulart,  entre outros e o SINDJUFE foi convidado a participar através diretores Denise Carneiro e Lourival Matos, além de Francisco Filho. No TRT temos o diretor Leonardo Prazeres como membro do Comitê de Saúde, do qual já fazia parte o servidor Hilton Coelho. O SINDJUFE se une a todas as iniciativas que visem melhorar as  condições de saúde e trabalho dos servidores cumprindo seu papel em defesa da categoria não apenas em questões salariais, mas também de qualidade de vida.