Notícia postada dia 31/10/2012

Regras claras para concursos em 2013

O Ministério do Planejamento anunciou que até o 1º semestre de 2013 baixará um conjunto de medidas para impor regras claras para os concursos federais. Enquanto não há uma regulamentação formalizada deste tipo de seleção, o objetivo do MPOG é tentar diminuir o abuso que tem sido feito por algumas organizadoras dos certames.

Projetos aprovados pelos governos do Distrito Federal e do Rio de Janeiro para regulamentar os concursos e punir as irregularidades cometidas pelos organizadores, são bons exemplos que devem ser estudados pelo Ministério.

Para o presidente da Associação Nacional de Proteção  e Apoio aos Concursos (Anpac), Ernani Pimentel, o DF avançou ao proibir concursos só para cadastro de reserva e a realização de provas de dois certames do governo local no mesmo dia.

Segundo a lei sancionada neste mês, é necessário um intervalo mínimo de 90 dias entre o edital e os testes, uma demanda antiga dos candidatos.

(Rosana Guimarães, com informações do Correio Braziliense)