Notícia postada dia 21/06/2010

Greve continua e mobilizações devem aumentar com caravanas nesta semana

Na última quarta-feira [16], servidores de todo o país demonstraram, em mais uma reunião ampliada da Fenajufe, a disposição em permanecer no movimento grevista até que seja finalizado um acordo e os projetos de revisão salarial sejam aprovados no Congresso Nacional. Mesmo com a aprovação do PL 6613/09 na Comissão de Trabalho e Serviço Público da Câmara, durante sessão de quarta-feira, os delegados da ampliada concluíram que ainda é preciso manter a greve para continuar as pressões em cima das cúpulas do Judiciário e da PGR para que finalizem as negociações com o governo federal. Nesse sentido, aprovaram, por unanimidade, a manutenção da greve em todo o país.

Na avaliação do coordenador de plantão em Brasília, Evilásio Dantas, a categoria precisa manter os trabalhos paralisados, uma vez que ainda não há nenhum acordo fechado entre o STF e o governo Lula. “Apesar da conquista na Ctasp, por força da mobilização em nível nacional, precisamos avançar ainda mais nas paralisações, trazer caravanas a Brasília com o maior número possível de pessoas, para que na próxima semana tenhamos a maior mobilização da história de nossa greve e a finalização das negociações”, ressalta Evilásio.

Além de reafirmar a necessidade da continuidade da greve, os delegados e observadores criticaram a postura dos tribunais, que têm cerceado o direito de greve dos servidores públicos, ao aprovarem liminares determinando que os grevistas voltem ao trabalho. Na maioria das intervenções, os servidores questionaram essas decisões e consideraram que a categoria deve responder a esses ataques com a intensificação da luta em todo o país.

Para a próxima semana ficou definido que todos os sindicatos, em greve ou não, enviem caravanas de terça à quinta-feira [22 a 24/06] para continuar as pressões na Câmara dos Deputados, especialmente na Comissão de Finanças e Tributação, onde agora tramitam os dois projetos. As delegações também participarão de atividades, que ainda serão definidas pelo Comando Nacional de Greve durante reunião na segunda-feira [21], às 15h. Além disso, o Comando vai avaliar o resultado da rodada de assembleias nos estados, que devem acontecer até esta sexta-feira [18], sobre a realização de um acampamento ou vigília em Brasília na semana que vem. A Fenajufe orienta que os sindicatos enviem o resultado até hoje [18], no e-mail secpolitica@fenajufe.org.br.

O representante do Sindijufe-MT no Comando Nacional de Greve esta semana, Marcelo Evangelista, avalia que “sem pressão e presença aqui em Brasília teremos muitas dificuldades em avançar na aprovação do nosso PL6613”. Ele explica que toda a parte técnica já foi realizada, restando apenas agora o aspecto político que, segundo ele, “só será concretizado através da negociação direta entre o ministro Peluso e o presidente Lula”.

Fonte: Femajufe