Notícia postada dia 17/06/2010

Assembleia delibera continuidade da greve

Os servidores do Judiciário Federal, reunidos em mais um assembleia geral realizada nesta quinta-feira (17), na Subseção da Justiça Federal no município de Feira de Santana, decidiram, por unanimidade continuar a greve, já que não houve acordo referente ao PL 6613/09. A assembleia reuniu servidores de Salvador, Candeias, Santo Estevão, Alagoinhas, Guanambi, entre outras regiões do Estado.

O PL 6613/09 foi aprovado por unanimidade na Comissão de Trabalho da Câmara, seguindo agora para a Comissão de Finanças e Tributação. Porém esse fato não traz nenhuma garantia de acordo, motivo pelo qual a categoria deve permanecer mobilizada.

No início do evento, representantes do comando de greve informaram sobre a mobilização em cada órgão (TRT, TRE e JF), bem como as atividades que foram realizadas.  O coordenador geral do SINDJUFE-BA, Rogério Fagundes, deu os informes gerais acerca da votação do PL 6613/09 na Câmara. Ele e demais servidores estiveram em Brasília para acompanhar a votação do projeto. A presença dos servidores na CETASP foi importante para fazer quorum e iniciar a sessão ordinária. Os presentes fizeram contato com  deputados chamando-os para a sessão e votar e votar o PCS.

De acordo com o coordenador geral do SINDJUFE, apesar das dificuldades e mesmo sabendo que o acordo não está garantido, a aprovação do PCS na CETASP foi fundamental para dar “oxigênio” as mobilizações.

A categoria busca a formalização do acordo do judiciário com o executivo. Fazem parte da Comissão de Finanças e Tributação, na qual o PCS foi encaminhado, os seguintes deputados: Luiz Carreira, Felix Mendonça, Paulo Magalhães e Gedel Vieira Lima. O sindicato está fazendo contato com esses deputados com o objetivo de pedir apoio para a aprovação do PCS.

Negociação - Foi apresentada uma proposta de parcelamento em 2 vezes, mas a categoria não obteve resposta do ministro do planejamento. O STF encaminhou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva um ofício com o propósito de agendar uma reunião para tratar do PCS.

Encaminhamentos: Após a participação de diversos servidores dando opiniões e sugestões, foram feitos os seguintes encaminhamentos:

Continuidade da greve por tempo indeterminado;

Assembleia geral dia 29 de junho, às 10h, no Comércio;

Envio de comitiva para Brasília, na próxima semana, para acampar nesta cidade, a fim de pressionar o Governo para aprovação do PCS dos servidores.