Notícia postada dia 25/09/2012

Mais de 9 mil agências fechadas no Brasil

Nem mesmo a notícia de negociação com a Federação Nacional dos Bancos é capaz de enfraquecer a greve nacional dos bancários. Na segunda-feira (24/09), o movimento paralisou 9.386 agências nos 26 estados e no Distrito Federal. O número supera, e muito, o primeiro dia de paralisação, quando 5.132 unidades foram fechadas.

A ampliação da greve mostra a disposição da categoria para arrancar um acordo justo. Os bancários decretaram greve no último dia 18, depois de nove negociações. Na única proposta apresentada, a Fenaban ofereceu um reajuste de apenas 6%, índice muito abaixo do reivindicado pelos trabalhadores (10,25%).

A categoria espera também que os bancos atendam as demais reivindicações referentes à contratação, fim do assédio moral e das metas, igualdade de oportunidades, segurança e melhores condições de trabalho. Caso contrário, a greve continua por tempo indeterminado.

Fonte: sindicato dos bancários.