Notícia postada dia 24/09/2012

SINDJUFE discute PL 4363/2012 no TRT5

Nesta segunda-feira (24), nos prédios do TRT5 (Comércio e Nazaré), o SINDJUFE-BA realizou debates sobre o PL 4363/2012. O evento, que já ocorreu na semana passada na Justiça Federal, teve como objetivo fazer esclarecimentos sobre a tramitação do referido PL e explicar a forma como foi construído e enviado ao Congresso Nacional. Encaminhado no último dia 19/09 para a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP), primeira Comissão em que tramitará, pelo Regimento Interno da Câmara, o PL seguirá, após aprovação, para as Comissões de Finanças e Tributação (CFT) e de Constituição e Justiça (CCJ).

O coordenador do sindicato, Fabricio Cruz, mencionou o vídeo onde o secretário Geral do STF, Amarildo Vieira, fala sobre o PL.  Fabrício ainda informou que os 15,8%, valor referente ao reajuste dos servidores do Judiciário Federal, é o mesmo concedido às demais categorias, mesmo aquelas que tiveram reajuste no ano de 2010. Ressaltou a necessidade da mobilização desde já, para que em 2014, ano de eleição, a categoria possa iniciar um movimento forte com o objetivo de conquistar de um novo reajuste.

Os servidores ainda falaram sobre a não contabilização do banco de horas no TRT, necessidade de controle da jornada de trabalho, por meio da implementação do ponto eletrônico e função comissionada, bem como os ônus que esta provoca. Debateram ainda com o coordenador sindical acerca da importância de manter a mobilização da categoria, com realização de atividades semanais nos Órgãos, a fim de que a união e a conscientização das lutas atuais sejam mantidas. Fizeram ainda, análises sobre as greves realizadas desde 2009 e sobre a falta de representatividade da categoria no cenário nacional (uma vez que as negociações foram feitas nas cúpulas e não pela categoria), ressaltando porém, que as novas ondas de ataques aos servidores - como corte de ponto e regulamentação do direito de greve - demonstram que a categoria tem muita força e incomoda o Governo, que se vê acuado e com a imagem desgastada perante a opinião pública.