Notícia postada dia 19/09/2012

Bancários: Greve fecha 5.132 agências no Brasil

A greve dos bancários começou forte no país, com a participação de trabalhadores de todos os 26 estados mais do Distrito Federal. A categoria fechou 5.132 agências e centros administrativos nesta terça-feira (18/09), primeiro dia de paralisação.

O número supera o primeiro dia do ano passado, quando os funcionários de 4.191 unidades bancárias paralisaram as atividades. A tendência, no entanto, é de que a greve cresça ainda mais.

Na Bahia, os bancários demonstram disposição para a luta. “A insatisfação com a proposta rebaixada da Fenaban é geral. Os bancários não aceitam que o setor mais lucrativo do país ofereça apenas 6% de reajuste salarial”, reafirma o presidente do Sindicato da Bahia, Euclides Fagundes.

A categoria reivindica reajuste de 10,25%. A pauta, no entanto, inclui outras demandas importantes, como piso salarial no valor definido pelo Dieese (R$ 2.416,38), investimento em segurança, contratações, respeito à jornada de trabalho de 6 horas e o fim das metas e do assédio moral.

Fonte: http://www.bancariosbahia.org.br