Notícia postada dia 13/09/2012

Bancários devem entrar em greve a partir de terça-feira (18)

Bancários de diversas partes do País rejeitaram na noite de quarta-feira proposta salarial dos bancos e aprovaram greve nacional por tempo indeterminado a partir da terça-feira, informou a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf).

De acordo com o sindicato, os trabalhadores de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Campo Grande, Florianópolis, Pernambuco, Ceará, Bahia, Pará, Paraíba, Alagoas, Piauí, Mato Grosso, Rondônia, Roraima, Amapá, Sergipe, Londrina e Campinas, entre outros, já confirmaram adesão à greve.

Os bancários consideraram a proposta de reajuste de 6%, que inclui aumento real de 0,58%, insuficiente, "menor que o índice da quase totalidade dos acordos feitos por outras categorias no primeiro semestre deste ano, que obtiveram ganhos superiores a 5% acima da inflação", segundo comunicado da entidade.

Os bancários reivindicam reajuste salarial de 10,25%, que inclui aumento real de 5% e participação nos lucros e resultados de três salários mais R$ 4.961 fixos. A categoria marcou para segunda-feira assembleias para avaliar os rumos da mobilização e avaliar possível nova proposta pelos bancos.

Fonte: Reuters News