Notícia postada dia 05/09/2012

ATENÇÃO - Greve suspensa na Bahia!

Por decisão da Assembleia Geral realizada nesta quarta (5), a greve no estado foi suspensa. O estado de greve será mantido, já que existem ainda grandes lutas a serem enfrentadas pela categoria contra o Governo Dilma, e o retorno ao trabalho será nesta quinta (6). Foi ainda elaborado um calendário de atividades que serão realizadas nos próximos dias, como o ato no TRE, na sexta-feira, às 15h, pois haverá a visita de Carmen Lúcia (presidente do TSE) ao Órgão. Entretanto, é importante salientar que a categoria também recusou a proposta unilateral e imposta pelo STF, contida no PL 4363/2012 (veja esta matéria no link - http://www.sindjufeba.org.br/Noticias.aspx?id=3801). A garra, a união e a força da categoria, especialmente dos servidores que ficaram mais fragilizados por terem sofrido represálias devido às participações nas greves, foram enaltecidas pelos presentes, mostrando que a categoria foi forte e valente em um momento difícil e em meio às ameaças de retaliações.

Nesta Assembleia Geral, mais uma vez com grande número de participantes, foram dados informes nacionais e locais acerca da greve e das mobilizações em cada local de trabalho. A constatação de que o movimento grevista teve refluxo nos últimos dias, constando hoje apenas quatro estados na greve incluindo a Bahia, já era consenso para a maioria dos servidores e, após analisar a situação nos Órgãos e no país, com apenas seis votos contrários decidiu-se suspender a greve e manter o estado de greve, devido às lutas que se avizinham para a categoria e o serviço público de um modo geral. Os servidores devem retornar ao trabalho nesta quinta-feira (6) e participar de um ato no dia 7, às 15h, no TRE, onde a ministra e presidente do TSE, Carmen Lúcia estará presente para atividade no local.

É importante salientar que a categoria deve permanecer unida e mobilizada para as próximas atividades.

Negociações com as Administrações dos Órgãos

Os coordenadores do sindicato participaram nos últimos dias de reuniões com as Administrações dos Órgãos a fim de negociar os dias parados na greve. No TRE, a princípio foi sugerido compensação hora a hora, mas, após debate com os coordenadores ficou acordado que haverá a atualização dos trabalhos. Na JF foi realizada reunião com a DIREF e aguarda-se um retorno da proposta de suspender a atual Portaria que reitera a compensação hora a hora. Ressalta-se que esta reunião teve uma postura mais compreensiva por parte do diretor do Foro, juiz Federal  Dr. Ávio Mozar José Ferraz de Novaes. Já no TRT houve avanço significativo na proposta (veja matéria no link - http://www.sindjufeba.org.br/Noticias.aspx?id=3825).

Próximas atividades e manutenção da união nas lutas

Foi deliberado ainda, nesta AG, um calendário de atividades e ações a serem tomadas por parte do sindicato, a fim de continuar a mobilização e manter a força da categoria nas lutas que vêem a seguir, como:

* Realização de assembleias setoriais e gerais para colher, de cada Órgão, as principais demandas da categoria, a fimd e montar uma Mesa de negociação permanente, e ir pautando as reivindicações dos servidores;

* Criar um grupo de estudos para questões específicas dos servidores, como o Projeto de Lei que regulamentará o Direito de Greve no serviço público;

* Iniciar campanha de filiação e refiliação para fortalecimento da base;

* Estabelecer calendário de luta conjunta com os servidores públicos de outros segmentos, unificando as lutas e fortalecendo as mobilizações;

* Realização de um ato no próximo dia 7, às 15h, no TRE, onde haverá visita da ministra Carmen Lúcia.

Parabéns, pela sua luta e participação na nossa greve e mobilizações.