Notícia postada dia 04/09/2012

Servidor do TRT5 com saldo de horas da greve de 2011 não sofrerá corte de ponto esse mês

Servidor do TRT5 com saldo de horas da greve de 2011 não sofrerá desconto enquanto o sindicato estiver em negociação com a Administração

Para aqueles servidores que ainda não conseguiram pagar todas as horas referentes à greve de 2011, não haverá corte de ponto esse mês e enquanto o sindicato estiver em negociação com o TRT. Este foi o resultado da reunião realizada nesta terça-feira (4), entre o SINDJUFE e representantes da Administração do TRT5.

A proposta apresentada pelo sindicato foi o abono do número de horas daqueles que ainda estão com saldo de horas a pagar. A tese do SINDJUFE é que o passivo da greve já se encontra administrado, razão da inexigibilidade do saldo devedor, já que o objetivo era por o serviço em dia. Em contrapartida, o SINDJUFE ofereceu a possibilidade de integrar uma força tarefa com o intuito de identificar represamentos causados pela greve passada, caso ainda existam, a fim de solucioná-los, a exemplo do que aconteceu no Judiciário Federal do Mato Grosso.

Representante da categoria informa sobre o resultado da reuniãoOs representantes do sindicato argumentaram tembém que a excelência da Justiça do Trabalho está diretamente relacionada com o trabalho em sobrejornada dos servidores, os quais realizam horas extras habituais e não são sequer contabilizadas pelo Tribunal. Dessa forma, ao invés de devedor, o servidor passa a credor da União, que lhe deve horas extras, progressões funcionais, auxílio alimentação dentre outras parcelas citadas na reunião, mais um motivo que sustenta a inexistência de saldo devedor.

Foi ressaltado também a queda da Resolução 86 do CSJT, a qual servia de sustentáculo ao corte de ponto e à compensação hora a hora e seus efeitos na saúde física e psíquica do servidor.

Enquanto o sindicato e um representante da base estavam reunidos com a Administração, vários servidores ficaram aguardando o resultado. A proposta apresentada pelo sindicato será encaminhada por escrito até amanhã e discutida na Assembleia Geral, que será realizada nesta quarta-feira (5), às 14h, no TRE.

Servidores conversaram antes da reunião com a Administraçaõ do TRT5Participaram da reunião André Luís Rodrigues, Fabrício Cruz, Francisco Filho, Alberto "Rajy", coordenadores do SINDJUFE-BA e Sandro Chagas, representante da base.