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Notícia postada dia 03/09/2012

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Mesmo sem aval dos servidores, STF protocola outro Projeto de Lei com revisão salarial da categoria

Mesmo sem aval dos servidores, STF protocola outro Projeto de Lei com revisão salarial da categoria

Supremo Tribunal Federal protocolou na sexta-feira (31) o Projeto de Lei 4363-2012. O PL dá conta do acordo entre o Executivo e o Judiciário para reajustar os vencimentos dos servidores. Este acordo não tem o aval da categoria, que na Reunião Ampliada da Fenajufe, ocorrida também na sexta, decidiu manter a greve nacional. Leia o aqui o PL.
 
 Pelo que consta no texto apresentado à Câmara dos Deputados, a primeira parcela, a ser aplicada em janeiro de 2013, será maior do que as duas posteriores, em janeiros de 2014 e 2015, conforme o acordado entre os Poderes.
 
 O artigo 13 do PL define que a partir de janeiro de 2013 a Gratificação por Atividade Judiciária (GAJ) passará dos atuais 50% do Vencimento Básico para 72,5%. Nos anos seguintes, a GAJ passará para 86,25% em 2014 e 100% em 2015.
 
 O PL extingue os dois primeiros padrões da carreira, que passará a ter 13 padrões, caso o projeto seja aprovado.
 
 Na justificativa, o presidente do STF, Ayres Britto, argumenta que “a proposta visa extinguir a possibilidade de pagamento integral dos valores das Funções Comissionadas, FC1 a FC6, cujo saldo orçamentário remanescente será utilizado para incrementar valores na primeira parcela da proposta de revisão do Plano de Cargos e Salários”.
 
 Parece estar resolvida uma das pendências do acordo entre os Poderes, que seria o uso das sobras orçamentárias das FCs cheias. Este projeto deve substituir o PL 6613 de 2009.
 
 Problema no orçamento enviado
 
A previsão orçamentária enviada pelo Executivo ao Congresso não contempla a plenitude do acordo firmado entre os Poderes. O valor apresentado não corresponde exatamente aos 5% sobre a folha de pagamento do Poder Judiciário (servidores e magistrados) para o cumprimento pleno da primeira parcela do acordo.
 
 Para cumprir o reajuste de 5% sobre a folha de pagamento em 2013, o Executivo deveria encaminhar o montante de R$ 1,169 bilhão, mas na tabela do Anexo V do projeto consta uma previsão de R$ 1,097 (um bilhão e noventa e sete milhões). Faltam, portanto, R$ 72,327 milhões, de acordo com os dados do Departamento Econômico do Sintrajud.
 
 Por outro lado, na rubrica destinada ao reajuste no Anexo V há uma nota de rodapé indicando “Autorizações passíveis de atualização com a finalidade de identificação dos Projetos de Lei específico (...)”, abrindo a possibilidade de suplementação orçamentária. Mas fica uma pergunta: se existe o acordo, por que seria necessário depender ainda de alguma suplementação posterior?
 
 

Fonte: Sintrajud



 

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