Notícia postada dia 30/08/2012

Servidores da Bahia não aceitam proposta de reajuste oferecida pelo STF

Reunidos em Assembleia Geral nesta quinta-feira (30) os servidores do Judiciário Federal na Bahia recusaram, por ampla maioria, a proposta alternativa ao PCS4, feita pelo STF ontem. A categoria do estado baiano, bem como servidores de outros estados, entendem e avaliaram que a proposta apresentada concentra todo o reajuste na GAJ (Gratificação por Atividade Judiciária) e que está aquém das reivindicações da categoria. De acordo com a proposta, os servidores ainda ficaram com grande prejuízo já que o valor proposto a ser pago em três anos não contempla o pleito dos servidores e ainda promove a desvalorização das conquistas feitas em PCS´s anteriores. O objetivo da categoria é pressionar para que haja avanço na negociação.

Esta assembleia destacou-se com a numerosa participação dos servidores de Feira de Santana, os quais já fizeram apitaços, passeatas e arrastão nas Justiças Trabalhista, Eleitoral e Federal. De acordo com informes, a adesão à greve na Bahia, em todos os Órgãos, já se encaminha para os 80%.

Como atividade de greve para esta sexta-feira, os servidores - que demonstram não ceder e continuar no movimento paredista -  fazem piquete na frente do TRT Comércio, às 8h. O objetivo é provocar um apagão no Órgão e que todas as atividades sejam suspensas nesta data. Já na segunda-feira (03), às 13h, no mesmo local, haverá uma Assembleia Geral que deve avaliar o resultado da Reunião Ampliada da Fenajufe, que ocorre nesta sexta (31). Representando a Bahia, participam da atividade os servidores Fabrício Cruz, Frederico Barboza, Suely Santiago, Lourival Matos, Jailson Lage e Adnaldo Teixeira.

Importante ainda ressaltar que os servidores Frederico Barboza, Suely Santiago e Lourival Matos já participaram hoje em Brasília, do ato no STJ.

A greve atinge 15 estados mais o Distrito Federal. Na Bahia, até o momento, não há nenhum acordo do sindicato com as Administrações acerca de percentuais mínimos e/ou serviços essenciais durante a greve.