Notícia postada dia 25/08/2012

Grevistas realizaram arrastão no TRT, nesta sexta-feira (24)

Com as atividades paralisadas desde o último dia 15/8, nesta sexta-feira (24), os servidores do Judiciário Federal na Bahia fizeram um grande arrastão na Justiça Trabalhista, chamando aqueles que ainda estão trabalhando para aderir ao movimento.

Nas visitas, os grevistas informaram dois acontecimentos favoráveis à categoria: a alteração da Resolução 86, do CSJT, retirando a obrigatoriedade das Administrações aplicarem o corte de ponto, que estava sendo imposto sem sequer permitir a compensação ou negociação com as entidades classistas e, a sinalização do governo, quando apresentou 15,8% de reajuste. Embora a categoria tenha rejeitado a proposta, isso mostra a fragilidade do governo e que a pressão exercida pelas categorias tem causado efeito.

É imprescindível a participação de todos, tanto para acelerar o processo de negociação entre Executivo e Judiciário, como também para negociar com às Administrações dos Tribunais, caso a categoria sofra retaliações.

Na avaliação dos servidores, o atual valor do PL 6.613/09 recupera 31% das perdas inflacionárias dos últimos sete anos. Caso a proposta do governo, de 15,8% dividido em três vezes, seja aprovada, em 2013, ano da implementação da primeira parcela, a categoria já recebe o reajuste com peradas, uma vez que a estimativa inflacionária para o referido ano, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), é de 5,5%.

O sindicato, assim como todos os servidores em greve convoca os colegas que ainda estão trabalhando, sobretudo do TRT, para participarem dessa luta, que não visa apenas a revisão salarial, mas a valorização da carreira e respeito da categoria.

Próximas atividades:

• Segunda-feira (27) – Ato na Justiça Federal, às 12h. Concentração no saguão.

Setorial no TRT, em Feira de Santana, às 8h

• Terça-feira (28) – Concentração no TRE, às 12h;
  •  Quarta-feira (29)Ato no TRT, em Nazaré, às 8h;
  • Quinta-feira (30), Assembleia Geral, no TRE, às 13h.

Confira o quadro nacional de greve:

Greve por tempo indeterminado

•  Sindjus-DF
  • Sintrajud-SP
  • Sindijufe-MT
  • Sintrajusc-SC
  • Sindjufe-BA
  • Sintrajufe-RS
  • Sindjus-AL
  • Sitraemg-MG
  • Sindiquinze-SP
  • Sintrajufe-PI
  • Sintrajufe-MA

Greve a partir da próxima semana

•  Sindjuf-PB
  • Sinjufego-GO
  • Sitra-AM/RR
  • Sisejufe-RJ
  • Sindjuf-PA/AP

Com informações da Fenajufe.