Notícia postada dia 21/08/2012

TRT5 impede entrada de servidores grevistas no Órgão

Já dizia o ditado: "Na casa do ferreiro o espeto é de pau". Tal dito popular foi visto na prática ontem (20) quando servidores do TRE e JF tentaram visitar os prédios do TRT5, no bairro de Nazaré. A Administração do Órgão proibiu a entrada dos servidores grevistas nos prédios - incluindo os coordenadores do sindicato - que foram realizar a atividade de mobilização, permitindo apenas que os servidores da Casa pudessem entrar. Depois de uma longa conversa e negociação, foi dado acesso aos grevistas de todos os Órgãos apenas no edifício Médici. No outro prédio, o Coqueijo, apenas os servidores do TRT5 puderam entrar.

Tal medida causou um grande sentimento de revolta e indignação nos servidores, partindo justamente do Órgão que julga diariamente tantas ações e causas em favor dos trabalhadores. Causa, ainda, um sentimento de perplexidade e põe em cheque o papel e função da Administração do Órgão, bem como seus juízes, desembargadores e portadores de cargos de chefia. De acordo com relato dos próprios servidores, há uma proibição de falar sobre greve em alguns locais de trabalho e apoio público para o corte de ponto dos grevistas. Entretanto, se a medida tomada pela Administração na tarde desta segunda-feira (20) foi no intuito de amedrontrar os servidores, o efeito foi inverso: servidores do TRT5 saíram de suas salas, vestiram a camisa "Injustiça do Trabalho" e já começaram a se organizar para participar de fato do movimento grevista.

Muitos servidores demonstraram interesse em entrar na greve, porém unidos, com grande quantitativo, já que os tempos da ditadura estão voltando fantasiados de democracia, e porque o que seria a Casa para defesa do Trabalhador está se tornando o oposto. Além disso, ressalte-se que o Órgão, com essa decisão, impediu também que os coordenadores do sindicato visitassem sua base. Com isso, os servidores dos outros Órgãos deram depoimentos que colaboraram para a estratégia de união e adesão ao movimento grevista.

Diante desta atitude só cabe aos servidores do TRT5: fortalecer o movimento grevista, reconhecer que seu trabalho é prestado de forma eficiente e com qualidade, ter consciência de que merece ser respeitado e não se submeter às medidas não civilizadas e ditatoriais de quem quer que seja.

Servidores do TRT5, a hora é essa! Vamos unidos mostrar que nosso trabalho tem valor e que a luta é justa. Não tenham medo porque juntos podemos enfrentar os problemas que vierem. Todos ao TRE hoje (21), às 12h, com as camisas amarelas!