Notícia postada dia 20/08/2012

Greves em Minas e Piauí começam com adesão de servidores da capital e interior

A greve dos servidores do Judiciário Federal em Minas Gerais iniciada nesta segunda-feira (20) vem ganhando adesões com a participação de trabalhadores do interior e da capital, segundo informações do Sitraemg-MG.

Os servidores em todo o Brasil lutam pela efetiva negociação entre o Executivo e o Judiciário visando o fechamento de um acordo e a inclusão dos valores do PCS na proposta que será enviada ao Legislativo até o dia 31 de agosto.

O Sitraemg-MG orienta que os servidores do interior promovam atividades em defesa do PCS e enviem fotos e informes para publicação nas mídias do sindicato.

Nesta terça-feira (21), segundo dia de greve em Minas, será realizado ato público, das 12h às 14h, no prédio da Justiça Federal, no bairro de Santo Agostinho.

Além dos órgãos da capital, a greve de Minas atinge Ituiutaba, Ipatinga e Juiz de Fora.

Fonte: Sitraemg-MG

Servidores do Judiciário Federal e Ministério Público Federal no Piauí pararam suas atividades nesta segunda (20), primeiro dia de greve no estado, somando forças a outros oito estados no país que também aderiram ao movimento paredista. Servidores da Justiça do Trabalho, em Picos, também pararam suas atividades nesta segunda-feira.  A reivindicação é a mesma dos últimos três anos: reajuste salarial; há seis anos a categoria não recebe compensação inflacionária. A concentração dos grevistas nesta segunda (20) teve início às 7h na entrada do prédio do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí.

Na assembleia realizada ao final do ato público em Teresina, o diretor do Sintrajufe, Pedro Laurentino, questionou os demais participantes sobre que estratégias poderiam garantir a adesão de mais servidores ao movimento.  Ele relatou o fato de o STF ter encaminhado a proposta orçamentária ao Governo, contemplando o reajuste dos servidores dividido em duas parcelas. Pedro Laurentino, no entanto, enfatiza que ‘a batalha não está vencida’, e que é preciso forte mobilização para fazer com que o Governo inclua o PCS no orçamento – prazo que termina no dia 30 de setembro.

O diretor Saturnino Dantas reforçou a necessidade de mobilização e convencimento dos colegas que ainda não participam da greve no estado. Para ele é inadmissível a categoria estar há tanto tempo sem reajuste. O diretor convida os servidores a refletir sobre os anos sem aumento e deixar aflorar a capacidade de indignar-se com a situação. “A constituição está sendo desrespeitada. Ela assegura o reajuste dos servidores públicos e o Governo simplesmente não obedece isso. A resposta para isso é a greve! Nós estamos no caminho certo e só vamos sair do movimento com o PCS aprovado”, declara o diretor do Sintrajufe-PI.

Na terça (21) a concentração na capital piauiense será novamente no TRE, a partir das 7h. Por volta das 10h, comissões irão se deslocar a demais locais de trabalho para fazer convencer os colegas que ainda não aderiam ao movimento.

Fonte: Sintrajufe-PI