Notícia postada dia 08/08/2012

Servidores realizam arrastão no TRT. Assembleia Geral, às 13h, em Nazaré

Neste momento, um grupo formado por servidores do TRT, JF e TRE (maioria), está realizando um arrastão nas Varas Trabalhistas, no prédio do TRT, no Comércio. Além de distribuir material de campanha para aprovação do PCS, os servidores estão fazendo convocação para a Assembleia Geral, às 13h, que será realizada no prédio Administrativo do TRT, em Nazaré.

Três estados já deflagraram greve (Brasília, Mato Grosso e São Paulo), além de outras categorias do funcionalismo público. É imprescindível a participação de todos nas mobilizações, nesse ano eleitoral, que consideramos decisivo para a conquista das nossas reivindicações.

Nesta assembleia serão discutidos os seguintes temas: avaliação do movimento nacional e local; corte de ponto (medida adotada pela Administração do TRT), direito de greve, entre outros assuntos de interesse da categoria.
Percebe-se que o corte de ponto é um dos entraves para a participação desses servidores nas mobilizações. Um dos servidores informou que a categoria vem sofrendo corte de ponto há sete anos e ainda não percebeu.

De acordo com a resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), sobre a greve no serviço público, antes de cortar o ponto, as Administrações devem chamar o representante legal da categoria (o sindicato) para conversar. Caso a categoria se recuse a fazer compensação, o corte de ponto pode ser adotado. Entretanto, em nenhum momento a Administração chamou o sindicato para uma conversa.

É importante ressaltar que foi encaminhado um requerimento à Administração do TRT solicitando negociação dos dias cortados, bem como a revogação da compensação de horas referentes à greve passada. Até o momento não obteve resposta.