Notícia postada dia 02/08/2012

Servidores do DF iniciam greve pelo PCS e piquetes nos tribunais mobilizam categoria

A greve por tempo indeterminado dos servidores do Distrito Federal, pela aprovação do PL 6613/09, teve início nesta quarta-feira, 1º de agosto, com a participação de servidores de vários tribunais e órgãos do Judiciário em Brasília. Segundo a programação definida pelo Sindjus-DF, essa primeira semana de paralisação será marcada pelos piquetes nos locais de trabalho, visando o fortalecimento do movimento e a adesão de novos servidores, a cada dia.

Com o início da greve hoje, os servidores do DF dão início à retomada do movimento, conforme orientação da Fenajufe, que em reunião no dia 28 de julho com os sindicatos filiados, aprovou o início da greve em todo o país para a primeira quinzena de agosto. Segundo orientação da Fenajufe, até o dia 15 de agosto todos os estados já devem ter aderido o movimento, que terá o objetivo de pressionar pelo fechamento de um acordo entre os poderes favoráveis que seja capaz de aprovar o PCS. Além de Brasília, também já definiram a data em que a categoria vai cruzar os braços os servidores de São Paulo e de Mato Grosso, com a deflagração marcada para 8 de agosto.

Greve inédita no TRF-1 e na JF

Segundo informações do site do Sindjus-DF, o primeiro dia de greve no TRF-1 e na Justiça Federal superou as expectativas, pois servidores que nunca participaram de movimentos grevistas abraçam a mobilização. A coordenadora do Sindjus Ana Paula Cusinato informou que foram montados piquetes no bloco G da Justiça Federal e na sede do TRF-1, buscando conscientizar o maior número possível de servidores sobre a importância de participar desta greve pela aprovação do PL 6613/09. A mobilização contou ainda com uma caminhada da Justiça Federal ao prédio do TRF-1.

Nesta quinta-feira [2/8], os servidores vão entregar cartas para todos os juízes e desembargadores solicitando apoio à greve. Também estão previstos atos para quinta [2/8] e sexta-feira [3/8] no intuito de movimentar e intensificar ainda mais o movimento grevista. Como se pode observar, a greve realmente “pegou” na Justiça Federal e no TRF-1.

Arrastão no TJDFT

No TJDFT, centenas de servidores participaram dos piquetes que foram realizados ao longo desse primeiro dia de greve. Segundo o coordenador do Sindjus-DF Jailton Assis, os piquetes relâmpagos, que aconteciam de cinco em cinco minutos em locais diferentes, foram um sucesso. “Estamos fazendo um verdadeiro arrastão de convencimento trazendo assim muitos servidores para a mobilização”, explicou Jailton.

De acordo com o sindicato, os servidores fecharam o trânsito e chamaram atenção dos colegas, da sociedade e da imprensa. A manifestação contou com a cobertura do jornal Correio Braziliense. Amanhã [2/8], será realizado um lanche solidário a partir das 15h. Cada servidor levará um prato. O objetivo é demonstrar a união da categoria em torno dessa greve.

Servidores do TRT-10 e JT prometem paralisar todas as varas até sexta-feira

O primeiro dia de greve no TRT-10 e na Justiça do Trabalho conseguiu a adesão de cinco varas e de parte dos agentes de segurança. A me’ta, segundo os servidores que estiveram nos piquetes, é alcançar a adesão de todas as varas até sexta-feira [3/8]. Para isso, os piquetes serão reforçados nesta quinta e sexta-feira, informa o Sindjus-DF. Além da conscientização dos servidores, o coordenador-geral do Sindjus Cledo Vieira informou que foram feitos contatos com magistrados, levando até eles às razões do nosso movimento e pedidos de apoio e compreensão.

“Vamos intensificar a mobilização no TRT-10 e na Justiça do Trabalho nos próximos dias. Conseguimos cinco varas hoje. Amanhã, vamos buscar mais dez. E até sexta-feira, queremos mobilizar as 21 varas. Os servidores estão trabalhando para isso”, destacou Cledo.

No TSE, arrastão mobiliza categoria

Além dos tradicionais piquetes, os grevistas do TSE fizeram, nesta quarta-feira [1º/8], um arrastão em três andares do edifício sede chamando os servidores para a greve. Segundo o coordenador da Fenajufe e do Sindjus-DF Jean Loiola, “houve um arrastão para conscientizar os servidores sobre a necessidade de todos aderirem à greve, participando ativamente da luta pela conquista do PCS”.

O Sindjus-DF informa que esse arrastão será repetido durante o dia de amanhã [2/8] no intuito de arrebatar ainda mais servidores. Segundo os cálculos, 20% dos servidores do TSE aderiram à greve neste primeiro dia. Na avaliação do sindicato, esse um número bastante expressivo, uma vez que a greve está apenas no início. A tendência, segundo Jean, é que o número de participantes cresça consideravelmente até o fim desta semana.

Segundo o Sindjus-DF, o TST e o STJ também contaram com a realização de piquetes durante o dia de hoje, com objetivo de provocar a participação dos servidores. No STJ, destaque para a participação dos aposentados.

Fonte: Fenajufe, com informações do Sindjus-DF.