Notícia postada dia 23/07/2012

Federação pede apoio do STF para garantia de porte de armas aos agentes de segurança

Em reunião com secretário geral, dirigentes também falam do PCS e, segundo representante do STF, não há qualquer novidade sobre negociações

Na quinta-feira (19), os coordenadores da Fenajufe Gérner Matos e Fátima Arantes se reuniram com o secretário geral da Presidência do STF, Anthair Edgard de Azevedo Valente Gonçalves, para tratar do Projeto de Lei 2057/07, que prevê, entre outras questões, a concessão institucional do porte de armas aos agentes de segurança do Judiciário Federal. Na reunião, os dirigentes da Federação pediram que o STF atue junto à presidenta Dilma em favor da sanção da Lei, sem vetar o item que trata do assunto. Isso porque, segundo os coordenadores da Fenajufe, matérias veiculadas por alguns jornais e revistas da grande imprensa deram conta que a intenção da presidenta é vetar a concessão do porte de armas, que estaria em desacordo com a proposta do governo de desarmamento da população. A Presidência da República tem até o dia 25 de julho, próxima quarta-feira, para sancionar a referida Lei.

A partir dessas informações ventiladas nos veículos de comunicação, a Fenajufe solicitou reuniões com alguns órgãos, como o STF, Casa Civil, Ministério da Justiça e AGU [Advocacia Geral da União] e também com três parlamentares que poderiam ajudar no diálogo com o governo, que são Paulo Teixeira [PT-SP], Nélson Pelegrino [PT-BA] e Paulo Pimenta [PT-RS]. No encontro com o secretário geral do STF, portanto, os coordenadores da Federação pediram o apoio do Supremo para que o PL seja sancionado da forma como foi aprovado no Congresso Nacional. “Nós dissemos na reunião que consideramos que o STF deveria fazer essa intervenção, visando a melhoria da segurança institucional. Explicamos, ainda, que o CSJT [Conselho Superior da Justiça do Trabalho] já regulamentou o porte de armas aos agentes, por meio da Resolução 34 de 2007, no entanto isso se deu somente âmbito da Justiça do Trabalho”, explicou Gérner Matos. O coordenador da Fenajufe explicou que a regulamentação do CSJT foi reafirmada recentemente pela presidência do Conselho, uma vez que o Procedimento de Controle Administrativo da Polícia Federal questiona, no Conselho Nacional de Justiça [CNJ], a validade dos portes emitidos em órgãos do Judiciário Federal.

Fátima Arantes, ao reforçar o pedido para que o STF atue junto à Presidência da República para impedir o veto, ressaltou que alguns usam armas pessoais para fazer a escolta de magistrados que sofrem ameaçadas, devido à ausência da regulamentação do porte institucional. “Essa é uma questão que precisa ser resolvida com urgência. E, no nosso entendimento, essa Lei, que será sancionada em breve, pode ajudar. Esperamos o apoio do STF”, defendeu Fátima.

Anthair foi sensível à reivindicação apresentada pelos coordenadores da Fenajufe e se comprometeu a levar o assunto ao presidente do STF, ministro Ayres Britto. Reconhecendo a importância do porte de armas aos agentes de segurança, o secretário geral do STF considerou o fato de que a própria Polícia Federal está declinando de garantir a escolta dos juízes, alegando falta de efetivo.

PCS

Na reunião com o secretário geral da Presidência do STF, que também com a presença do diretor geral do órgão, Amarildo Vieira, os coordenadores da Fenajufe pediram informações sobre as negociações em torno do PL 66134/09, que revisa o PCS da categoria. Os dirigentes sindicais aproveitaram a oportunidade para saber se há algum fato novo sobre as conversas que o ministro Ayres Britto disse estar mantendo com representantes do governo federal.

O secretário geral, no entanto, foi enfático ao dizer que não há qualquer novidade sobre as negociações. Ele se limitou a dizer que todos que participavam da reunião torcem para que o projeto seja aprovado logo, uma vez que são servidores de carreira.

Fonte: Fenajufe