Notícia postada dia 20/07/2012

Servidores pressionam em Brasília

Os servidores públicos federais, acampados na Esplanada dos Ministérios/DF desde o dia 16, se reuniram nesta quinta-feira (19) em frente ao Ministério do Planejamento, às 5h da manhã, obstruindo as 4 entradas do Ministério e impedindo a passagem de qualquer funcionário, sob ameaça de continuar o protesto até hoje (20), caso não fossem recebidos pelo Ministério para discutir reivindicações da categoria.

Devido à pressão feita pela categoria, por volta das 12h, dois representantes do MP, Sérgio Mendonça e Valter Correa avisaram aos grevistas que receberiam um representante de cada categoria para uma reunião. A categoria espera que este encontro marque o início das negociações sobre os reajustes salariais.

Na reunião, o Governo sinalizou que apresentará propostas de reajuste ao longo de três anos para servidores públicos federais. Os trabalhadores esperam as ofertas até o fim do mês para que elas possam ser discutidas antes de 31 de agosto, quando termina o prazo para a conclusão do projeto orçamentário de 2013.

Entretanto, apesar da pressão dos servidores públicos federais, a presidente Dilma Rousseff não pretende atender às reivindicações dos grevistas. Ao contrário, Dilma tem reiterado que não há como atender a nenhum tipo de pleito por causa da crise internacional e os reflexos dela no País, com desaceleração da economia. Da mesma forma, a decisão de cortar o ponto dos grevistas já está tomada e não há intenção por parte do governo de revertê-la.

A presidente tem reiterado ainda que o momento é de tentar preservar os empregos em outros setores da economia e uma das formas de fazer isso é garantindo a continuidade dos investimentos.

O coordenador de Administração do SINDJUFE-BA, Lourival Matos, também participou das atividades e relatou que foi um grande evento realizado e que novas atividades estão sendo agenaddas, tais com uma manifestação no próximo dia 02 de Agosto. Lourival ressaltou ainda que não viu ninguém da Diretoria do SINDJUS-DF, nem mesmo integrantes da base, no acmpamento e nas manifestações. "Pode ser que alguém tenha comparecido, mas, eu não vi ninguém do SINDJUSS-DF, nem base, nem diretoria", afirmou.

Fontes: Agência Brasil, Agência Estado e Correio Braziliense