Notícia postada dia 08/06/2010

Ato reúne em Brasília servidores grevistas de vários estados

por Imprensa

BRASÍLIA – 08/06/10 – Em mais uma atividade da greve nacional pela aprovação dos PLs 6613/09 e 6697/09, aproximadamente 3 mil servidores de vários estados do país e do Distrito Federal se reuniram nesta terça-feira, 8 de junho, em um grande ato público, em frente ao Supremo Tribunal Federal, em Brasília. Antes das direções sindicais fazerem intervenções no ato, os servidores se concentraram na porta do Supremo e depois deram uma volta no Anexo II, onde ficam os gabinetes dos ministros e o Conselho Nacional de Justiça [CNJ]. Lá gritaram palavras de ordem, chamando os colegas do STF a descerem para aderir à greve e participar da manifestação.

O coordenador da Fenajufe Jean Loiola, que conduziu o ato e falou em nome da Federação, saudou todas as delegações presentes e ressaltou a importância da unidade da categoria, nesse momento em que os grevistas vêm sofrendo retaliações das administrações dos tribunais. “Aqui temos delegações de vários estados em greve, o que mostra que o movimento é nacional e que não vamos recuar enquanto não vermos os nossos PCSs aprovados”, disse Jean, orientando, ainda, que a categoria continue nas ruas, com suas bandeiras erguidas e fazendo muito barulho em defesa da valorização dos servidores do Judiciário Federal e do MPU.

Além do coordenador da Fenajufe, também falaram no ato representantes dos sindicatos que estiveram presentes: Sinjeam-AM, Sindjufe-BA, Sintrajufe-MA, Sindijufe-MT, Sitraemg-MG, Sindjufe-PB, Sindjus-AL, Sintrajuf-PE, Sintrajufe-PI, Sinjutra-PR, Sisejufe-RJ, Sintrajufe-RS, Sindjuf-PA/AP, Sintrajusc-SC, Sintrajud-SP e Sinsjustra-RO/AC. Todas as intervenções ressaltaram a importância da greve e a necessidade dos servidores continuarem unidos no movimento, que já completou um mês em vários estados. Os dirigentes sindicais também mandaram um recado à presidência do STF e à PGR, reivindicando que agilizem as negociações com o governo federal, necessárias à aprovação e a implementação das propostas de revisão salarial.

Na avaliação do coordenador de plantão, Evilásio Dantas, o ato foi importante para comprovar aos tribunais superiores e também ao Executivo que a categoria continua em movimento e que está disposta a se manter em greve até ter uma resposta favorável às suas reivindicações. “A nossa orientação é que a categoria continue mobilizada em todos os estados. Como já estamos falando há algum tempo, somente uma mobilização forte será capaz de garantir um resultado positivo para a nossa luta”, explica.

Fátima Arantes, também coordenadora de plantão, considerou bastante positiva a vinda de servidores de todos os estados em greve. Ela acredita que mesmo com as retaliações praticadas pelas administrações dos tribunais, a categoria mostrou sua disposição em se manter mobilizada. “Esperamos que as negociações avancem nos próximos dias. Para isso, é fundamental que todos os estados intensifiquem o movimento com a categoria”.

O Comando Nacional de Greve está reunido neste momento, na sede da Fenajufe, em Brasília, para avaliar o movimento em nível nacional e definir novas orientações para os próximos dias.

Da Fenajufe – Leonor Costa