Notícia postada dia 16/07/2012

Dia 18/07 servidores retornam à Brasília para cobrar que governo negocie pauta de reivindicações

Servidores públicos federais de várias categorias voltarão na próxima quarta-feira, 18 de julho, a encher a Esplanada dos Ministérios, em mais uma importante Marcha Nacional dos SPFs. O objetivo dessa iniciativa é reforçar a luta contra o congelamento salarial e a política de reajuste zero do governo federal. Em todo o país, alguns setores estão em greve por tempo indeterminado, como os docentes das universidades federais e do ensino básico e tecnológico, os servidores administrativos das universidades e os servidores dos diversos órgãos do Executivo e do IBGE, e outros, como Judiciário Federal, o MPU e a Receita Federal, fazem paralisações para reivindicar a pauta unificada de reivindicações e por demandas específicas de cada categoria.

Na quarta-feira, diante das dificuldades nas negociações, as entidades sindicais pretendem fazer dessa marcha um importante momento para mostrar ao governo a insatisfação com a sua política de arrocho e mostrar que enquanto não houver avanço no diálogo, as categorias continuarão mobilizadas em todo o país. Antes da Marcha Nacional, porém, os servidores em greve promoverão um acampamento na Esplanada dos Ministérios, a partir do dia 16 até o dia 20. Nesse período, serão promovidas várias atividades unificadas dos SPFs.

Na avaliação dos dirigentes que compõem o Fórum Nacional das Entidades dos SPFs, devido à falta de perspectiva de negociação ou qualquer resposta do governo em torno das reivindicações, a política deve ser a de fortalecimento e ampliação das ações. A Fenajufe, conforme deliberação dos últimos fóruns da categoria, orienta que todos os sindicatos enviem delegações para participar da Marcha Nacional do dia 18. Diante dos ataques que o governo tem desferido ao funcionalismo nos últimos anos, e agora mais recentemente com declarações na imprensa de que não pretende negociar os reajustes, todos os setores devem se unir para barrar essa política de congelamento salarial.
A categoria luta há três anos pela revisão salarial e o governo vem demonstrando que não há interesse em ceder na sua política de reajuste zero. Os outros setores do funcionalismo também estão há anos reivindicando demandas específicas, o que pode ser visto com as várias greves que crescem em todo o país. A proposta do governo é a mesma para o conjunto do funcionalismo, então precisamos atuar de forma unificada para reverter esse cenário de intransigência do Palácio do Planalto. Nesse sentido, todos os sindicatos devem estar em Brasília nos próximo dia 18.

Em anexo a este Informa segue o cartaz da Marcha Nacional para que todos os sindicatos possam divulgar em seus veículos de comunicação.

Confira abaixo o calendário de mobilização unificado dos SPF

• 16 à 20/07 – Acampamento Unificado da Greve Nacional dos Servidores Federais em Brasília. Durante o período do acampamento serão realizadas diversas atividades unitárias.
  • 18/07 – Grande Marcha dos Servidores Federais sobre Brasília.
  • 20/07 – Plenária Nacional Unificada do Fórum das Entidades.