Notícia postada dia 11/07/2012

Com paralisação no IBGE, mais uma categoria de servidor federal deflagra greve

Servidores do IBGE [Instituto Brasileiro de Economia e Estatística] engrossaram, nas últimas semanas, o quadro de paralisação que envolve várias categorias do funcionalismo público federal. Seguindo o exemplo dos colegas das instituições federais de ensino [docentes e técnicos administrativos] e do Executivo, a categoria responsável pelas várias pesquisas aplicadas no país está com os trabalhos paralisados em 20 unidades espalhadas por 16 estados, segundo dados do Comando Nacional de Greve desta segunda-feira [09]. O movimento atinge, portanto unidades do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Paraíba, Piauí, Maranhão, Alagoas, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Sergipe e Amapá.

Com os salários congelados desde 2009, os servidores do IBGE reivindicam os principais pontos da pauta unificada do conjunto do funcionalismo e a atualização das tabelas salariais do Instituto. O sindicato da categoria [ASSIBGE] afirma que desde 2009 tenta, sem sucesso, sensibilizar o governo sobre a necessidade de reestruturação salarial dos trabalhadores.

Outra reivindicação da greve é a realização de concurso público para preenchimento do quadro de pessoal do órgão. Segundo dados da entidade, atualmente cerca de 40% da força de trabalho no IBGE é de servidores temporários, que realizam todo tipo de serviço, o que evidencia a premência de concursos públicos para preencher as vagas em aberto na instituição. “Como tem feito nos últimos anos, a direção da ASSIBGE – Sindicato Nacional procurou o governo desde janeiro, juntamente com as demais entidades sindicais do funcionalismo federal. No entanto, os negociadores do Ministério do Planejamento nada apresentaram até agora”, ressalta o sindicato.

Confira abaixo os principais itens da pauta de reivindicações dos servidores do IBGE
- Reajuste emergencial de 22%;
- Data-base em 1º de Maio
- Atualização das tabelas salariais no IBGE
- Reformulação do Plano de Carreira
- Concurso Público para suprir as vagas de Nível Técnico no IBGE