Notícia postada dia 08/06/2010

Ato público que será realizado nesta terça marcará um mês de greve dos servidores do judiciário fede

Servidores do Judiciário Federal e do Ministério Público da União (MPU), de todo o país se reunirão nesta terça-feira (8/6), às 15h, em frente ao Supremo Tribunal Federal para pressionar a cúpula do Judiciário a negociar com governo federal acordo que garanta aprovação de projeto de revisão salarial da categoria.

O ato público marca também um mês de greve dos servidores que iniciaram a paralisação no início de maio. O projeto de revisão salarial dos servidores do Judiciário Federal e do MPU (PL 6613/09) tramita na Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados desde o final do ano passado.

São esperadas pelo menos 4 mil pessoas de delegações vindas de todos os estados do Brasil e do Distrito Federal. Segundo Ramiro López, coordenador geral da Fenajufe (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e do MPU) que organiza o ato, eles já tentaram acordo para encerrar a paralisação sem sucesso.

"Procuramos o Ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, em maio, para tentar viabilizar o projeto de lei, mas ele disse só negociar diretamente com o Supremo e não com entidades de classe. Nós estamos abertos à negociação e os servidores só vão voltar ao trabalho quando verem os planos de cargos e salários negociados e aprovados no Congresso Nacional", destaca o coordenador.

De acordo com a Fenajufe, a estimativa é que cerca de 50 mil servidores esteja em greve em todo o país, o que representa 50% do total de pessoas que trabalham no judiciario Federal e MPU. O ato será organizado pela Fenajufe, com o apoio dos sindicatos de base, que representam os servidores em cada estado.

No DF
Nesta segunda (7), servidores do DF se reunirão em frente ao Tribunal Regional Eleitoral de Brasília, em manifestação organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário e do MPU do DF que se reunirão no Ato nacional desta terça.

Fonte: Correio Braziliense