Notícia postada dia 11/07/2012

Setorial no TRE: Categoria fez avaliações das últimas mobilizações

Em Assembleia Setorial realizada nesta terça-feira (10) no TRE, os servidores fizeram uma análise das manifestações realizadas nos dias 4 e 5 deste mês, bem como sua repercussão na mídia e a importância deste ato para o resgate da confiança da categoria. A assembleia mostrou-se consciente da necessidade da realização de mais atividades como aquela, sobretudo com a participação dos servidores de outros tribunais, para pressionar a cúpula do Judiciário a fechar um acordo acerca do PCS.

Nos informes, a coordenação do sindicato informou alguns pontos da conversa que o coordenador do SINDJUFE, Fred Barboza, teve com o presidente do SINDIJUFE-MT, Pedro Aparecido acerca das mobilizações e negociações. Na avaliação de Pedro, os dois meses de Ayres Britto na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) foram mais movimentados em relação ao PCS que os dois anos de Cezar Peluso, embora a categoria ainda não tenha conseguido garantir nada. Os tribunais enviaram a proposta orçamentária seguindo a sugestão do deputado Roberto Policarpo (PT/DF), de quatro parcelas, mas o relatório apresentado pelo deputado João Dado (PDT/SP), novo relator do PL nº 6.613/09, deu mais força ao judiciário para negociar, pois seu parecer foi pela compatibilidade e adequação orçamentária e financeira do projeto de lei n° 6613/2009, em sua redação original que trazia a integralização da despesa ainda no exercício de 2011.

A categoria mencionou a publicação em vários meios de comunicação sobre a declaração da Central Única dos Trabalhadores (CUT), que declarou apoio e defesa aos réus do mensalão, a ser julgado em agosto próximo pelo STF, o que muito envergonha os trabalhadores que construíram e sustentam a CUT.

Sobre o apagão do Judiciário, de acordo com Pedro, o ato assustou a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, no entanto a presidente Dilma, no dia 6/07, mandou cortar os limites pré-orçamentários do judiciário. Com isso, a possibilidade de independência financeira dos outros poderes foi vetada pelo Executivo.

Pedro ainda informou que foi criada uma equipe com os presidentes dos Tribunais Superiores, formada pelo Executivo (Dilma, o Min. da Justiça e três Ministros da área econômica: Mantega, Ideli e Belchior) e o Judiciário (Presidentes do TSE, TST, STF) e acredita-se que um acordo possa ocorrer até meados de julho ou primeira semana de agosto, mas não há nenhuma garantia.

Outro assunto bastante discutido foi o sucesso do apagão realizado no TRE, marcado com participação em peso dos servidores do TRE, juntamente com outros da JF e do TRT.  A assembleia reconheceu o apoio da presidente deste Tribunal, desembargadora Sara Brito, às reivindicações da categoria. Apoio este, publicado no jornal A Tarde, na edição do dia 06/06. Diante disso, a assembleia aprovou uma moção de reconhecimento pela sua declaração no jornal, onde reconhece a legitimidade das reivindicações da categoria.

Assembleia Geral – Para Assembleia Geral, que será realizada na quinta-feira (12), a setorial aprovou a realização da carona solidária, além da disponibilização de um dos carros do Sindicato para a condução dos servidores. Então, quem tiver dificuldades com transporte, deve aguardar carona de colegas no saguão do TRE, às 12h.