Notícia postada dia 10/07/2012

Benedito de Lira faz apelo por solução para greve dos servidores

Em discurso nesta segunda-feira (9), o senador Benedito de Lira (PP-AL) fez um apelo ao governo federal e aos colegas parlamentares para que juntos encontrem um meio de atender ao pedido dos servidores federais que estão em greve há meses e, assim, evitar que o país pare.

- Que o diálogo seja fomentado e a questão seja resolvida – pediu.

Benedito de Lira acredita que é possível encontrar uma solução atender as reivindicações dos servidores. Ele disse que, em sua maioria, os pedidos não são exorbitantes, apenas a aprovação de planos de carreira, reposições salariais devido à inflação, realização de concurso público e demandas por mais estrutura.

O senador chamou a atenção para o fato de que fica difícil exigir qualidade nos serviços públicos se os servidores estão desestimulados.

- A situação dos servidores se agrava ano após ano com a falta de estrutura, a sobrecarga de trabalho oriunda da falta de pessoal e a defasagem dos salários em relação à inflação – disse.

Pelo menos 26 setores estão em greve, de áreas distintas como a saúde, desde a Fundação Nacional de Saúde aos professores e funcionários dos hospitais universitários federais; Ministérios como o do Trabalho, da Agricultura, da Justiça e da Previdência Social; além do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit); a Polícia Rodoviária Federal; e até o Instituto de Patrimônio Histórico (Iphan), entre inúmeros outros, incluindo os Tribunais Regionais Eleitorais, o que pode afetar as eleições municipais de outubro.
Além deles, professores de 55 das 59 universidades federais estão em greve desde 17 de maio, junto com trabalhadores técnico-administrativos e até as escolas técnicas.

Um professor universitário com doutorado, que trabalha 40 horas semanais, ganha R$ 5,9 mil, disse o senador, acrescentando que esta é uma “defasagem absurda que todos conhecem, mas, como nada é feito, todo ano as greves se repetem”.

- Se todos os anos as demandas são praticamente as mesmas, por que o governo federal não adota uma medida permanente que garanta reajustes anuais? - questionou o senador.

Benedito de Lira registrou a iniciativa do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), relator do Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2013, que incluiu dispositivo para autorizar o reajuste dos subsídios e da remuneração dos agentes públicos dos três poderes e do Ministério Público da União, um primeiro passo para garantir recursos anuais para o reajuste dos servidores públicos federais. Ele ressaltou que os servidores públicos garantem o funcionamento do Estado e devem ter condições para exercer seu trabalho com eficiência, agilidade e ética.

- É mais barato se antecipar e conceder reajustes gradativos do que sofrer com os prejuízos humanos e financeiros causados por estas paralisações – avaliou.

Junqueiro
Benedito de Lira também cumprimentou o município de Junqueiro, sua terra natal, distante 125 quilômetros da capital do estado, Maceió. O município, que completa 65 anos de emancipação política nesta segunda-feira (9), tem 30 mil habitantes, destacando-se no cenário político, econômico e social de Alagoas, e sua capital está entre as cidades médias do estado, disse o senador.

Fonte: Agência Senado