Notícia postada dia 08/06/2010

Servidores do Judiciário Federal Baiano intensificam mobilização

Os servidores do Judiciário Federal baiano realizaram várias atividades de greve nesta segunda-feira (7). Pela manhã, servidores do TRT participaram de um café no Prédio das Varas Trabalhistas, no Comércio e logo em seguida realizaram uma assembleia setorial.

Na assembleia, o comando de greve passou os informes referentes ao andamento do PL 6613/09 e sobre a resolução 18/2010 publicada pelo TRT, no qual determina quais são os serviços essenciais a serem executados e possíveis punições, como corte do vale transporte e alimentação, caso essas atividades não sejam realizadas. Nesse mesmo dia, antes do café, o comando de greve visitou as Varas Trabalhistas e foi constatado que, depois da publicação do ato, os servidores estão sendo convocados para trabalhar, principalmente àqueles que estão em estágio probatório.

Na sexta-feira (4), o SINDJUFE-BA ajuizou ação ordinária com pedido de tutela antecipada contra o Ato 175/10 e Resolução 18/10 que tratam da regulamentação da greve dos servidores no âmbito do TRT 5ª. Região. O sindicato questiona também a realização de audiência, classificada no ato, como atividade essencial.

A assembleia aprovou os seguintes encaminhamentos: formação de um grupo para conversar com os secretários de audiência;

Elaboração de uma carta para os secretários de audiência enfatizando a necessidade de suspender a realização das audiências;

Reunião com os secretários de audiência (que foi realizada à tarde).

Feira de Santana- Já os coordenadores do SINDJUFE, Denise Carneiro, Francisco Filho, Gilveraldo Dórea, Myrtô Magalhães e Joilton Pimenta, juntamente com demais servidores, foram para Feira de Santana onde foi realizada uma assembleia setorial na Justiça Federal. Os servidores de Feira apresentaram o quadro de mobilização naquela região, bem como as dificuldades que estão enfrentando.

Denise Carneiro esclareceu que a Juíza Federal Cynthia de Araújo, mostrou-se solidária e informou que nos dias parados vai justificar como greve e não como falta injustificada. Quanto à compensação, o diretor do Foro, Antônio Osvaldo Scarpa informou que o mais importante é o resultado final.

Outro assunto discutido em Feira de Santana foi a necessidade de lutar pela regulamentação do direto de greve e assim evitar que os tribunais estabeleçam percentuais de servidores trabalhando nesse período e imposição de serviços essenciais que, fora do período de greve são suspensos constantemente, como por exemplo, quando tem jogos da seleção brasileira.