Notícia postada dia 06/07/2012

"No meu dinheiro o PT não mete a mão! Em 2012 não vai ter eleição"

“No meu dinheiro o PT não mete a mão! Em 2012 não vai ter eleição”.
Esse foi um dos cantos que a categoria entoou no segundo dia de paralisação de 48 horas, nesta quinta-feira (5), quando os servidores fizeram concentração no TRE e literamente paralisaram todas as atividades deste Tribunal, inclusive o registro de candidaturas.

Como estratégia, foram divididos grupos e formadas barreiras nos acessos ao prédio. Com isso muitos políticos e/ou representantes de partidos não conseguiram entrar para realizar o registro de candidatura. A manifestação da categoria fez com que a Presidência do TRE realizasse reuniões, inclusive com representantes partidários com objetivo de criar alternativas para a realização do cadastro.

Como forma alternativa, a Presidência do Órgão resolveu receber os documentos dos candidatos para garantir a efetivação do registro. Mesmo com a ação pacífica dos servidores, que apenas bloquearam as entradas de acesso e entoavam gritos de guerra e usavam apitos, uma advogada agrediu fisicamente uma servidora, jogando a bolsa no rosto da servidora, como reação, a advogada foi vaiada pelos servidores, que se indignaram com a agressão. Outro advogado, Ademir Ismerin, cuja foto está estampada no jornal A Tarde desta sexta-feira (página A10), fez gestos obscenos para os servidores que bloqueavam uma das entradas do TRE.

Entretanto, mesmo com empurra-empurra e agressões verbais contra os servidores, o movimento teve grande repercussão e alcançou o objetivo da categoria, que em doze horas de atividades ininterruptas, impediu o registro de candidaturas no dia de ontem e o mais importante: promoveu um dos maiores atos já feitos na história, contando com muita garra, força de vontade e união dos servidores, os quais deram um show e estão de parabéns pela atividade. Até mesmo a presidente do Órgão, desembargadora Sara Brito, declarou publicamente que o pleito da categoria é justo e criticou o Governo Federal. (Veja neste link: http://sindjufeba.org.br/Noticias.aspx?id=3544)

Após o ato, que se encerrou por volta das 19h, foi realizada a Assembleia Geral que teve participação de servidores de outras categorias, como Henrique Saldanha (Comando de greve dos professores/UFBA) que parabenizou e deu palavras de incentivo à categoria e Cesar Carneiro (militante na greve dos professores estaduais/Intersindical) que, ao ser apresentado, foi aplaudido de pé pelos servidores, dada a importância que os professores têm e pelo sofrimento que têm passado na greve qua já perdura três meses, graças ao Governador do Estado, apelidado de Wagner Malvadeza, o qual foi vaiado também pela população no cortejo do 02 de julho. Em seu depoimento emocionante, Cesar explicou que os professores têm sofrido muito pois até o Credicesta - utilizado para fazer compras de alimentos - foi cortado e que uma professora teve AVC após ver o contracheque, e, acabou falecendo.

Já os depoimentos dos servidores durante avaliação da paralisação fizeram menção à garra da categoria e todos se parabenizaram pela mobilização que foi muito satisfatória.

Dentre as propostas aprovadas estão a realização de uma nova Assembleia Geral no TRT (Comércio) na próxima quinta-feira (12), a partir das 13h. Antes porém, com objetivo de avaliar a mobilização interna de cada Órgão, serão realizadas assembleias setoriais na terça-feira (10) no TRE às 13h, na quarta-feira (11) na JF às 13h, e, no TRT (aguardando confirmação de dia e horário).

Além disso, aprovou-se também a realização de aulões para estudantes dos bairros próximos - em parceria com os professores estaduais, e, o envio de quatro coordenadores para acompanhar as eleições sindicais do SINDIJUFE-MT.

Importante salientar ainda que, como parte das atividades, um grupo de servidores foi ao Hemoba fazer doação de sangue, na campanha "Servidores são sangue pelo PCS".

DEPOIMENTOS

Sobre as atividades desta quinta-feira (5), a servidora Rita Olívia, que trabalha na Justiça Federal há 20 anos, disse “que depois de muito tempo enfrentando manifestações frustradas, desta vez a gente está conseguindo ver um grande número de servidores participando, conscientes da necessidade da restauração da unidade para que a gente possa alcançar o nosso objetivo, que é a aprovação do Plano de Cargos e Salários. Me sinto animada e já percebi essa animação também nos colegas, pelo número que vem aderindo ao movimento. A gente percebe que os servidores estão acreditando mais na direção que está coordenando o sindicato e isso é motivador, porque não haverá vitória sem unidade e confiança por parte da categoria”.

O servidor do TRE, André Vinícius Andrade, disse que "mesmo não impedindo o registro de candidatura, o objetivo é criar dificuldades e sinalizar para o TRE que temos força, enquanto categoria, de parar e colocar a eleição em risco. A demanda é justa e há anos ninguém olha para a nossa categoria. Depende de nós demonstrarmos esta força para que atenda nossa reivindicação, que é muito justa".

Já o servidor do TRT, Eliezer Santiago, que ainda está em estágio probatório, avaliou como "bastante satisfatória a atividade, com grande participação dos servidores do TRE. O reajuste é para toda a categoria, então, seria bom se os servidores de todos os Tribunais participassem para somar força, pois é isso que estamos precisando. Foi uma atividade positiva, onde a Administração do Tribunal foi buscar um plano B para fazer o registro. O nosso objetivo aqui é incomodar, mostrar que o servidor tem força e que vai conseguir o reajuste".

E, com poucas palavras, a servidora do TRT, Ednice Cruz, resumiu a mobilização: "Hoje foi uma demonstração de força e só os fortes que vencem!"

Veja as fotos do evento

Veja a repercussão na mídia