Notícia postada dia 21/06/2012

Diretoria empossada se reuniu com o novo diretor do Foro da Justiça Federal

A diretoria do SINDJUFE realizou uma reunião com o novo diretor do Foro da Justiça Federal, no último dia 13 de maio de 2012, empossado recentemente, juiz federal Ávio Mozar Novaes de Ferraz. Presente na reunião também a diretora da Secretaria Administrativa Sandra Barco Nogueira. Nesta reunião foi tratado de vários assuntos, principalmente da luta pela conquista do PCS IV, da compensação da greve do ano passado e das condições de trabalho a disposição do servidor, aproveitando-se da pesquisa de qualidade de vida e trabalho que foi divulgada pelo Tribunal Regional Federal da Primeira Região.

Foi colocado pelos Coordenadores que o servidor está se sentindo desvalorizado pela administração, pela compensação hora a hora, pelos seis anos sem reajuste, pelo aumento da carga de trabalho, sem reposição daqueles que estão se aposentando, pelo aumento do número de ações pela demanda reprimida que está enchendo o Judiciário, que exerce uma carga excessiva no psicológico do servidor, com desdobramentos psicológicos sobre a estrutura orgânica e fisiológica, gerando doenças ocupacionais.

A sobrecarga de trabalho é pública e notória dentro do Poder Judiciário, que gera uma consequente cobrança e uma pressão psicológica que ascende a tensão das articulações, irritação e uma relação interpessoal não harmoniosa dentro do ambiente de trabalho em função da reforma administrativa implantada recentemente pelo TRF1.

A compensação hora a hora é desproporcional e inflexível e não traz para o servidor público e para a administração um sentimento de reciprocidade na valorização, que de certa forma traz reflexos negativos com o nascimento de doenças ocupacionais e futuros atestados médicos em prejuízo da sociedade e do atendimento eficiente do Poder Judiciário. Estes reflexos negativos de uma carga excessiva de trabalho estouram sempre em algum lugar, gerando aposentadorias precoces.

Ambiente de trabalho deve ser um ambiente sadio, harmonioso, solidário, em que todos participam e usufruem da atividade laboral em beneficio da sociedade. Foi frisado pelos coordenadores que um desconto nas horas compensadas não foi aplicado pela administração passada, critério adotado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região. Esta primeira reunião com o Diretor do Foro motivou o ingresso com um requerimento do Sindicato em que se requereu a extinção da compensação hora a hora, em função de posicionamentos semelhantes de outros Tribunais do Estado de São Paulo que extinguiu a compensação hora a hora por não existir mais serviços represados da greve deflagrada no ano passado.

Sobre o cumprimento das regras impostas pela legislação de prevenção as doenças ocupacionais o Diretor do Foro ficou de marcar uma reunião com o SINDJUFE-BA, com a ASSERJUFE e com a ASSOJAF/BA para que possamos trabalhar juntos no combate as doenças e no cumprimento das normas de prevenção. Participaram desta reunião os Coordenadores: Francisco Filho, Jailson Lage, Deusdedith El Carmo, Lourival Matos e Samuel Mendonça.
Salvador, 20 de junho de 2012.

SINDJUFE/BA – RENOVA SINDJUFE