Notícia postada dia 21/06/2012

Reunião da Fenajufe com sindicatos orienta intensificação das mobilizações e aprova "apagão" de 48 h

Categoria deve paralisar totalmente os trabalhos nos dias 4 e 5 de julho, com foco na Justiça Eleitoral. Toda quarta-feira será dia de nacional de “apagão” do Judiciário e do MPU, na luta pelo PCS, com paralisações e atos nos estados e pressão na CFT, em Brasília

Manter e ampliar as mobilizações em todo o país, com paralisações, atos, manifestações de rua e assembleias, visando à construção da greve em nível nacional, é a orientação definida na reunião da diretoria da Fenajufe com um representante de cada sindicato filiado, realizada nesta quarta-feira [20], em Brasília. O encontro, que definiu os encaminhamentos por consenso, reforça a necessidade de os sindicatos garantirem a ampliação e intensificação do movimento.

A partir das dificuldades apontadas pela maioria das falas da reunião, a definição dos coordenadores da Fenajufe e dos dirigentes estaduais foi pela manutenção das paralisações de 24 horas e outras atividades nos estados nesta quinta-feira, 21 de junho, e a intensificação das atividades no próximo período, com o objetivo de garantir a ampliação da mobilização da categoria e a deflagração de um movimento de greve forte e unificado em todo o país. Nesse sentido, foi definido o imediato Estado de Greve da categoria [que já deve ser comunicado pelos sindicatos às administrações], com destaque, além das atividades deste dia 21, para o indicativo, aos sindicatos de base, de nova greve de 48 horas nos dias 4 e 5 de julho, com foco na Justiça Eleitoral, o que foi denominado como “Apagão” do Judiciário Federal e MPU. Nesse período, termina o prazo para o registro das candidaturas daqueles que vão participar das eleições municipais de outubro. Na avaliação dos presentes à reunião de hoje, é fundamental aproveitar esse calendário eleitoral para mostrar à cúpula do Judiciário que se não houver a negociação necessária à aprovação do PCS, a mobilização dos servidores pode comprometer as eleições de outubro.

Ainda como parte da estratégia de aproveitar o processo eleitoral nos municípios, a Fenajufe vai elaborar um documento destinado aos partidos políticos, em que a categoria pedirá manifestações de apoio à agilidade nas negociações entre os três poderes. Essa carta será encaminhada aos sindicatos filiados para que os mesmos também a enviem aos diretórios estaduais e municipais de todos os partidos políticos.

A reunião também indica que toda quarta-feira será Dia Nacional de Luta pelo PCS, com os sindicatos realizando “apagões”, paralisações e atos em todos os estados. Nesses dias, além das manifestações nas capitais, os sindicatos também deverão enviar representantes à Brasília para acompanhar as sessões da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara, visando à intensificação das pressões em cima dos deputados.

O  Coordenador Geral do SINDJUFE, Jailson Lage, que representou a Bahia na reunião, fez a seguinte alaliação: “A decisão de orientar a deliberação de estado de greve, ao invés de greve por tempo indeterminado, respondeu ao chamado de quase todos os estados presentes, que ainda não estão em condições de deliberar por greve. Mas, em contrapartida, estamos preparando o terreno para que possamos parar todo judiciário federal no país, durante os últimos dias do registro de candidatura eleitoral. Esse será um momento impar, onde o governo Dilma poderá sentir a força da categoria. Agora resta fazer um bom trabalho de base e conquistar o PCS na luta.  Devemos também estar atentos às noticias e matérias da grande mídia: ainda não temos nada garantido. O ministro Ayres Britto não confirmou a notícia veiculada recentemente no já conhecido Correio Braziliense, de que tudo estava garantido. Não devemos esquecer que todas as conquista de nossa categoria ocorreram após grandes processos de mobilização, o que não vai ser diferente agora”.

Fonte: Fenajufe, com alterações.