Notícia postada dia 04/06/2010

Em caso de ameaças, sindicatos devem buscar negociação com administrações

Na tarde desta quarta-feira, 2 de junho, o Comando Nacional de Greve debateu o ato do Tribunal Superior do Trabalho [Ato GP nº 258], que determina o corte de pontos dos servidores grevistas no âmbito do tribunal. Também avaliou as denúncias de alguns sindicatos, feitas à Fenajufe, explicando que as administrações do respectivo TRT já estão retaliando os servidores em greve, sendo que em alguns casos já há orientação de corte de ponto.

Até o momento, o Comando Nacional de Greve e a Fenajufe já obtiveram informações de que há perseguições no TRT da 15ª Região, cujo presidente adiantou ao sindicato que publicaria ofício determinando que o ponto dos grevistas seja cortado; no TRT da 22ª Região, no Piauí; e no TRT de Rondônia e Acre. Diante desses fatos, os dirigentes sindicais decidiram enviar nota e orientar que os sindicatos que já estejam enfrentando problemas, negociem diretamente com as administrações dos TRTs. Eles ressaltam que, diferentemente do que fora publicado em sites de algumas associações, o ato do TST só abrange os servidores do referido tribunal superior. Também informam que o Sindjus-DF já está discutindo com a presidência do TST uma forma de reverter esse problema.

O documento do Comando Nacional de Greve foi enviado a todos os sindicatos, nesta quarta-feira [02], dentro do Informa 21.