Acesso Funcionarios

Notícia postada dia 16/06/2012

Notícia postada dia 16/06/2012

Para avaliar quadro de mobilização, Fenajufe se reunirá com sindicatos no dia 20 de junho

Para avaliar quadro de mobilização, Fenajufe se reunirá com sindicatos no dia 20 de junho

O calendário de mobilização em defesa do PCS, incluindo o início da greve por tempo indeterminado no dia 21 de junho, será o principal tema da reunião da Fenajufe com um representante de cada sindicato filiado, marcada para a próxima quarta-feira, 20 de junho, em Brasília. A convocatória da reunião foi encaminhada nesta sexta-feira [15] e o objetivo da Federação é reunir um representante de cada sindicato para avaliar o calendário de luta, a partir do resultado das assembleias dos estados.


O último encontro da Fenajufe com os sindicatos, no dia 6 de junho, indicou o início da greve por tempo indeterminado para o dia 21 de junho, próxima quinta-feira. Além da data da deflagração do movimento, a reunião também definiu que a primeira semana de julho haverá “apagão” na Justiça Eleitoral de todo o país, quando os servidores paralisarão os trabalhos considerando o calendário eleitoral, que prevê nessa semana o encerramento do prazo para registro de candidaturas visando às eleições municipais de outubro. Ou seja, esse será um período crucial para a luta da categoria, uma vez que é o momento em que os servidores poderão mostrar aos mais interessados nas eleições de outubro – governo, partidos parlamentares e o próprio Judiciário – que estão dispostos a paralisar os trabalhos caso não haja negociação para votar os PLs 6613/09 6697/09, que revisa o PCS da categoria. Para isso, no entanto, é preciso muita mobilização de cada sindicato com os servidores nos locais de trabalho no sentindo de garantir um movimento forte e unificado.

 
A reunião da próxima quarta-feira [20] terá o objetivo de avaliar esse quadro nos estados. Até o momento, já aprovaram o início da greve em 21 de junho os servidores da Bahia, de Mato Grosso, Paraíba e Rondônia, sendo que nos quatro estados haverá assembleia no mesmo dia para definir os rumos do movimento. No Rio Grande do Sul, em São Paulo e no Amazonas, os servidores esta semana aprovaram promover mais uma paralisação de 24 horas no dia 21 de junho e assembleia geral para avaliar se continuam ou não com os trabalhos paralisados. No Distrito Federal, a categoria também vai cruzar os braços durante 24 horas, mas no dia 20 de junho, quarta-feira, quando promoverá também a ocupação da CFT, um ato na Praça dos Três Poderes e uma assembleia geral para definir a deflagração da greve por tempo indeterminado. Em Alagoas, a greve deverá ter início no dia 28 de junho, cujo indicativo ainda será votado em assembleia do dia 21. Já em outros estados, como Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco, serão realizadas paralisações parciais e assembleias para votar o início da greve. Nos demais, segundo informações repassadas pela Fenajufe, na próxima semana ainda serão promovidos atos nos locais de trabalho e assembleia para avaliar a adesão da categoria ao movimento.

 
De acordo com o coordenador geral da Fenajufe Zé Oliveira, a reunião da próxima quarta-feira terá o objetivo de analisar o nível de mobilização do conjunto da categoria. Ele reforça, portanto, a necessidade da intensificação das mobilizações com vistas à construção da greve. “Considerando o resultado de algumas assembleias nesta semana, optamos por chamar nova reunião com os sindicatos para avaliarmos o cenário, não só de mobilização mas também do andamento das tratativas em torno do PCS. A nossa intenção é conseguir um movimento unificado, com a ampla maioria dos estados na luta. Embora vários estados estejam com dificuldades, a orientação continua sendo para que todos preparem a categoria para implementar o calendário aprovado em nível nacional”, explica Zé.

 

Jean Loiola, coordenador de plantão essa semana, reforça a orientação para que os sindicatos continuem trabalhando o calendário de greve na base, considerando que até o momento não há qualquer acordo fechado entre os três poderes. Ele considera que a reunião da próxima semana será importante para avaliar o processo de construção do movimento em cada estado. “Precisamos analisar o cenário, mas sempre tendo como foco central a deflagração da nossa greve. Não temos dúvida que o momento exige uma intensa mobilização de toda a categoria, então ampliar e intensificar esse quadro de adesão é o maior desafio no momento”, reforça Jean.

 
Sindicatos devem garantir pressão na CFT na próxima quarta-feira

No mesmo dia da reunião da Fenajufe com os sindicatos filiados, haverá sessão da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara. Então, a Federação convoca todos os sindicatos a também marcar presença na CFT, na quarta [20] de manhã, com o objetivo de pressionar pela inclusão do PL 6613/09 na pauta. Na avaliação das lideranças sindicais, agora que o PCS já tem um novo relator – o deputado João Dado [PDT-SP] – não há mais motivos para protelar a votação do projeto.

 
A sessão da próxima quarta-feira já está convocada e, por isso, a agenda da Fenajufe e dos seus sindicatos de base é: pressão na CFT, a partir das 10h, e reunião, logo em seguida, na sede da Federação, com um representante de cada sindicato filiado. Caso não haja sessão da CFT – em função de vários parlamentares estarem nas atividades da Rio+20, evento organizado pela ONU [Organização das Nações Unidas] no Rio de Janeiro -, a reunião com as entidades para avaliar o quadro de mobilização será a partir das 10h, na própria Federação. Até lá a Fenajufe confirmará a agenda da Comissão de Finanças e informará a toda categoria.

 
“É fundamental que todos os sindicatos marquem presença na CFT de manhã para intensificar as pressões em cima dos deputados. Precisamos garantir que o PCS seja incluído na pauta e que os membros da Comissão compareçam e votem nossa revisão salarial. Isso só será possível com a pressão da categoria que, além de intensificar as mobilizações, deve fortalecer os trabalhos junto aos parlamentares”, orienta o coordenador geral Joaquim Castrillon, que reforça a necessidade de todos os sindicatos enviarem representantes na próxima quarta-feira [20].

 

Fonte: Fenajufe



 

Acessem nossas...

Redes Sociais !

TRANSMISSÃO ONLINE

TRANSMISSÃO ONLINE