Notícia postada dia 12/06/2012

Categoria na Bahia aprova indicativo de greve

Indicativo de greve para o dia 21 de junho e Estado de greve imediato. Estas foram as principais deliberações da Assembleia Geral realizada pelos servidores do Judiciário Federal na Bahia, na manhã desta terça-feira (12), na sede da Justiça Trabalhista.

A próxima Assembleia Geral será realizada na quinta-feira (21), para decidir se a categoria  deflagrará greve por tempo indeterminado. Antes, servidores de cada tribunal vão se reunir em suas setoriais para fazer avaliações e encaminhamentos a serem deliberados pela Assembleia Geral (veja o calendário abaixo).

O principal assunto discutido pelos servidores foi a necessidade de reconstruir a união da categoria e assim fortalecer a mobilização nacional em defesa do reajuste salarial. Nas falas, os servidores ressaltaram que a política do governo Dilma é a mesma para toda esfera pública: de reajuste zero para todo o conjunto de servidores. Esta realidade está provocando insatisfações em várias categorias fomentando a construção de uma greve geral.

Diante da dificuldade em fazer com que o Executivo e o Judiciário resolvam o impasse a respeito do PCS, é imprescindível que a categoria esteja mobilizada no sentido de forçar o  necessário acordo para a solução definitiva do pleito do Judiciário. A construção de uma greve forte e com ampla participação é o único instrumento da categoria para aprovação do PCS4.

Após informes e avaliações da conjuntura nacional referente às negociações, foram aprovadas as seguintes propostas de mobilização:

• Assembleia Geral dia 21/06, para avaliar e deliberar sobre o indicativo greve;
  • Assembleias Setoriais:

TRE/JMU – dia 18, às 13h,no TRE;

Justiça Federal (JEF) – dia 19, às 13h;

TRT (Comércio) – dia 20, às 10h.

• Participação da categoria nas atividades do dia 2 de julho ( manifestações que marcam o dia da independência da Bahia);
  • Realização de uma enquete, de caráter consultivo, para saber a disposição dos servidores em participar da greve e mobilizações.
  • A categoria aprovou também outras deliberações realizadas nas assembleias setoriais:
  • Criação de comando de mobilização por órgão;
  • Apoio aos professores da rede estadual, que estão há dois meses em greve;
  • Nota de repúdio ao governador Jacques Wagner, com o título “Wagner Malvadeza”;
  • Realização de cursos de formação política;
  • Juntar-se aos demais servidores públicos para fortalecer as mobilizações da pauta conjunta;

Depois da assembleia os servidores reuniram-se em frente ao prédio do Fórum Trabalhista e, através de um ato público com carro de som, bandeiras e faixas, informaram à população que  a categoria pode paralisar suas atividades ainda este mês e ainda, que o movimento paredista ameaça a Eleição 2012. Os discursos protestaram contra a política de sucateamento do serviço público e reajuste zero para os servidores de todas as esferas, imposta pelo governo; declararam apoio aos professores da rede estadual e lembraram que o serviço público (saúde, educação, transporte de qualidade) é o único bem que a população tem e todos devem lutar na defesa desses direitos, garantidos por lei.