Notícia postada dia 12/06/2012

Setoriais nos Órgãos

Em assembleias setoriais realizadas nesta segunda-feira (11), os servidores dos três Órgãos (TRT, TRE e JF), analisaram o quadro político nacional e local e discutiram estratégias de mobilização pela aprovação do PCS. Conforme deliberado na última Assembleia Geral, nesta terça-feira (12) haverá paralisção das atividades por 24 horas, com Assembleia Geral às 10h no TRT – Comércio, seguida de ato público.

TRT - Depois de avaliar que o nível de adesão à paralização de 24 horas no TRT, a princípio, seria pequena, os servidores deste Tribunal propuseram para o dia 12-06 paralisar suas atividades por três horas (10 às 13h), com suspensão dos pagamentos de interesse da União, sendo esta a decisão referendada.

A assembleia aprovou também a realização de um mapeamento para saber a situação dos servidores que estão fazendo compensação de horas referentes à greve do ano passado. Para ps servidores, a posição da administração do TRT em manter essa compensação é meramente punitiva, já que muitos já estão com os serviços atualizados e estão sendo obrigados a fazer cursos e permanecerem em seus locais de trabalho apenas para cumprir carga horária.

Justiça Federal – Na JF os servidores avaliaram o nível de adesão de maneira semelhante ao TRT, razão pela qual apontaram a mobilização prévia como instrumento de construção de uma greve e assim evitar erros cometidos no passado. A JF decidiu a não adesão às 24 horas de paralização nesta quarta-feira e aprovou as seguintes propostas:

Criar uma comissão de mobilização para reconstruir a greve e outras formas de mobilizacao;

Criar formas de desgastar o governo (colocar outdoors nas ruas, juntamente com servidores de outras categorias);

Realizar cursos de formação política;

Criar um comando de sindicalização com o intuito de fortalecer o Sindicato política e financeiramente;
Moção de apoio à greve dos professores, com a participação de um representante da nossa categoria na assembleia dos professores;

Nota de repúdio ao governo da Bahia, com o título “Wagner Malvadeza”.

TRE - A participação na setorial do TRE foi grande, com mais de 90 pessoas, o que demonstra que a categoria naquele Tribunal está aguerrida e ciente da gravidade do quadro político de congelamento salarial.

Foram construídas três propostas para levar para a AG.

A proposta da participação nos movimentos conforme calendário nacional (greve no dia 21),

Nova AG dia 19 (preferencia no TRE, para aproveitar os servidores do interior - avaliar a semana e deliberar, proposta por Silas);

operação padrão a partir do dia 21, os servidores somente fazendo o estritamente descrito no cargo (analistas, não fazem votos, nem decisões e técnicos não emitem pareceres), proposta por Evodio.

Além disso, informamos do pedido de reunião com a DG/Presidência e montamos a pauta pra reunião,

O comunicado da paralisação foi realizado, então qualquer servidor que aderir à paralisação nesta terça-feira está protegido por Lei. É imprescindível a participação de um maior número possível de servidores na assembleia e no ato público para começar esse processo de mobilização pela aprovação do reajuste da categoria.