Notícia postada dia 31/05/2012

Paralisação no Rio prepara greve por tempo indeterminado a partir do dia 6

Cerca de 80 servidores paralisaram os trabalhos no Tribunal Regional Federal da 2ª Região [TRF2] nesta quarta-feira [30], das 12h às 14h, conforme convocado pelo Sisejufe-RJ e deliberado pela categoria em assembleia no dia 24 de maio. O objetivo foi preparar a mobilização de greve geral dos servidores do Judiciário Federal do Rio, por tempo indeterminado, a partir do dia 6 de junho, para lutar pela aprovação do PL 6.613/2009.

O sindicato informa que nos dias 4 e 5, haverá mais movimentação pelos andares dos tribunais e paralisação de três horas nos setores. Os dirigentes sindicais vão passar pelos locais de trabalho continuando a convocação para a greve geral. “Somos a maior categoria do funcionalismo público federal do país. Não é a educação ou a Força de Segurança. Somos nós. Logo, qualquer aumento para nossa categoria gera impactos e, justamente por isso, a lógica do governo é dar o mínimo de reajuste possível. É determinante a mobilização de cada servidor nessa preparação de greve e nas atividades a partir do dia 6 de junho”, destacou o diretor-presidente do Sisejufe e coordenador executivo da Fenajufe Valter Nogueira Alves.

Em frente ao prédio do TRF2, durante a explanação para os servidores, o dirigente sindical também reclamou da “falta de autonomia” do Poder Judiciário diante do outros poderes. De acordo com Valter Nogueira Alves, o “Poder Judiciário tende a subordinar-se a demandas e às ordens do Executivo”. Vários servidores fizeram questão de descer e assinar a lista de participantes da paralisação. Um deles foi o técnico judiciário Edson Nunes Barbosa. “Assinei a presença, mas vou precisar sair. Porém, me comprometo a ficar nas outras paralisações”, prometeu.

De acordo com o Sisejufe-RJ, uma audiência com a presidenta do TRF, desembargadora federal Maria Helena Cisne, já foi solicitada para tratar sobre a greve e sobre a Lei de Acesso à Informação Pública.

Em outros fóruns da Justiça Federal: Venezuela, Rio Branco, Almirante Barroso, além do Tribunal Regional do Trabalho da Lavradio também aconteceram mobilizações e “arrastões de convencimento”. O diretor Ricardo de Azevedo Soares informou que no foro da Justiça Federal da avenida Almirante Barroso, houve uma manifestação entre 12h30 e 15h.

Fonte: Sisejufe-RJ