Notícia postada dia 28/05/2012

Em conversa com o Sitraemg-MG, ministra Cármen Lúcia reafirma apoio ao PCS

Durante visita a Minas, a presidente do TSE veio conversar com juízes e chefes de cartórios sobre as eleições deste ano – após a reunião de trabalho, ela conversou com a coordenadora do Sitraemg sobre o PCS

BRASÍLIA – 28/05/12 - A presidente do Tribunal Superior Eleitoral [TSE], ministra Cármen Lúcia Rocha, esteve no auditório do TRE-MG em Belo Horizonte na tarde da última sexta-feira [25], para uma reunião de trabalho com juízes e chefes de cartórios sobre as eleições deste ano. O Sitraemg esteve presente, levando uma faixa reivindicando o apoio da ministra à luta pela aprovação do PL 6613/09, o PCS da categoria. A coordenadora-geral Adriana Corrêa Valentino, que é também chefe de cartório na cidade de Contagem, esteve presente no auditório do TRE.

A ministra falou com o Sitraemg em duas ocasiões na mesma tarde. Na primeira, durante a reunião, a coordenadora Adriana Valentino agradeceu à ministra a atenção com que ela tem recebido o sindicato e tornou a pedi-la para apoiar o PCS dos servidores, além de uma atenção especial à isonomia entre chefes de cartórios da capital e do interior, bandeira antiga do sindicato e da Fenajufe. Em resposta, Cármen Lúcia ressaltou que sempre manteve as portas de seu gabinete abertas para a categoria, mesmo quando ainda era somente ministra do Supremo Tribunal Federal [STF], porque “são eles [os servidores] que fazem a eleição”. Sobre o reajuste salarial, a ministra disse aos presentes que, “infelizmente, não é o Judiciário quem tem a ‘chave do cofre’, mas, no que depender de mim, estou empenhada em apoiar”.

Em um segundo momento, após o evento, Adriana Valentino e a ministra novamente conversaram sobre as questões expostas no auditório. Mais uma vez, Cármen Lúcia disse que está empenhada e considera o pleito dos servidores justo e necessário. Após destacar as dificuldades no processo – que os servidores já conhecem e acompanham pela imprensa sindical –, ela afirmou estar otimista quanto às negociações pelo PCS e disse que os trabalhadores podem sempre contar com ela.

Esta é a terceira vez que a ministra Carmen Lúcia Rocha recebe o Sitraemg neste ano. A primeira, em 27 de janeiro, quando era ainda ministra somente do STF, e a segunda em 14 de maio, quando ela conversou com as coordenadoras Lúcia Maria Bernardes de Freitas e Adriana Valentino em seu gabinete em Brasília. Em todos os encontros, o PCS foi a principal pauta da conversa.

Fonte: Sitraemg-MG