Notícia postada dia 09/05/2012

No Dia Nacional de Luta, servidores realizaram manifestação no TRE

Os servidores da Justiça Eleitoral paralisaram suas atividades por 2 horas nesta quarta-feira (9), quando realizaram, juntamente com servidores da Justiça Federal e TRT, um ato em frente a Central de Atendimento ao Público do TRE.
O ato, realizado também em outros estados, fez parte das mobilizações em defesa do reajuste salarial da categoria e teve como objetivo sensibilizar a população, a cúpula do judiciário e o governo de que quem garante a justiça e as eleições merece ser valorizado.

Em meio à multidão que procurou a Justiça Eleitoral no último dia de prazo para resolver pendências, os servidores usaram camisas com as frases “se esse servidor parar, eleições não há”, “Dilma mantém política de congelamento salarial” e "Servidores do Judiciário Federal amargam sete anos sem reajuste", distribuíram carta de esclarecimento acerca do ato e abacaxis, este último, em alusão aos problemas no judiciário federal, caso não seja adotada políticas de valorização do serviço público, que envolve a aprovação do PL nº 6.613/09 e rejeição do PLP 549/08 (congelamento dos gastos com a administração pública por 10 anos).

A coordenação do sindicato explicou o processo de luta dos servidores ao logo dos últimos anos para aprovação do PCS; esclareceu que os servidores não são culpados pelas greves e manifestações, mas o governo e o executivo, que não negociam o reajuste salarial da categoria, cujo salário está congelado há mais de sete anos. Em relação às declarações da presidente Dilma, afirmando que os servidores ganham bem demais, a coordenação do sindicato utilizou dados da revista Congresso em Foco para mostrar onde estão os servidores públicos que recebem supersalários, entre eles, consta o nome da servidora da Câmara, Cláudia Lyra, além de outros servidores da Câmara e do Executivo.

Nas falas, os manifestantes esclareceram que esse foi mais um gesto para mostrar que os servidores da Justiça Eleitoral têm seu valor e ressaltaram que todos que procuraram á Justiça Eleitoral seriam atendidos.