Notícia postada dia 09/05/2012

Servidores do TRE param por duas horas

Enquanto são esperadas mais de 10 mil pessoas para regularização do título de eleitor, servidores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Bahia vão paralisar as atividades por duas horas - entre 11h e 13h - nesta quarta-feira. O protesto coincide com o prazo final para o eleitor transferir o título de município ou de zona eleitoral e assim poder votar nas eleições municipais, em outubro.

Os servidores protestam contra a não aprovação do reajuste salarial e contra uma portaria que estabelece dez horas de funcionamento ininterrupto da Central de Atendimento ao Público e dos Cartórios Eleitorais da Capital sem pagamento de horas extras e descanso dos servidores. De acordo com a categoria, não há reajuste salarial há sete anos.

“Sabemos que a paralisação vai causar transtornos à população, mas não podemos deixar de fazer. Estamos trabalhando de graça e isso é inadmissível”, declara Rogério Fagundes, coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal da Bahia (Sindjufe-BA).

De acordo com Fagundes, cerca de 400 servidores do TRE-BA deverão cruzar os braços, nesta quarta-feira, sendo 100 destes responsáveis pelo serviço de regularização do título de eleitor.

Segundo ele, ainda são esperadas mais de 10 mil pessoas para regularizar. Os servidores vão distribuir abacaxis e uma carta aberta ao público, que explicará as razões da paralisação. Uma greve geral ainda está programada a partir do dia 30 de maio.

“Nós estamos trabalhando, em média, quatro horas a mais à nossa carga horária e não estamos recebendo por isso”, reforça o representante da categoria. Conforme a assessoria de imprensa do TER-BA, 132.759 eleitores já foram atendidos, em todo o estado, até a última segunda-feira. A maioria dessas operações foi realizada em cartórios eleitorais do interior do estado, atingindo 122.587 pessoas.

Já os serviços eleitorais nos diversos postos da capital - Central de Atendimento ao Público, SACs (Serviços de Atendimento ao Cidadão), Núcleo de Atendimento Jurídico (NAJ) e cartórios de Salvador - somam 10.172 eleitores.

Na Bahia, 103.185 eleitores correm risco de ter o título cancelado, caso não regularizem dentro do prazo. Além de perder o cadastro na Justiça Eleitoral, quem permanecer irregular poderá ser impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público, participar em concorrência pública ou administrativa, obter certos tipos de empréstimos e inscrição, podendo ainda se prejudicar em nomeações em concurso público.

O eleitor pode consultar sua situação na página do TSE na internet. Se alguém deixou de votar no primeiro e no segundo turno de uma mesma eleição, já serão contadas duas eleições para efeito de cancelamento. Além disso, poderão ser contadas faltas às eleições municipais, eleições suplementares e referendos.

Não serão computadas as eleições que tiverem sido anuladas por determinação da Justiça. Ao todo, 1.473.128 eleitores se encontravam nessa situação no início de 2011. Desde então, 37.723 já justificaram a ausência em todo o país até a semana passada.

Fonte: Tribuna da Bahia