Notícia postada dia 26/05/2010

Greve continua na Bahia

Reunidos em mais uma assembléia geral, os servidores do TRE, TRT, Justiça Federal e Militar da União, deliberaram, de forma unânime, a continuidade da greve no estado por tempo indeterminado. O evento foi realizado nesta quarta-feira e uma nova assembléia foi agendada para o dia 01 de Junho, no Juizado Especial Federal (JEF), às 13h.

No primeiro momento foram dados informes gerais sobre o andamento do PCS (PL 6613/09) na Câmara, bem como as negociações que têm sido feitas em Brasília, como a reunião entre representantes do Supremo Tribunal Federal (STF) com técnicos para avaliar o impacto da implementação do PCS nos cofres públicos. Os informes foram dados pelo coordenador geral do sindicato, Rogério Fagundes.

Informes: A categoria foi informada sobre a adesão do Sindjus/DF à greve e sobre a existência de um novo calendário de mobilização dos servidores em nível nacional. Acerca do PCS foi informado que os estudos referentes ao impacto no Orçamento já foram realizados e que haveria uma reunião entre Amarildo Vieira e o presidente do STF, para saber a margem e alcance, para posterior apresentação ao Ministro do Planejamento. Já o Comando Nacional de Greve e a diretoria da Fenajufe se reuniram no fim da tarde de hoje com o ministro Paulo Bernardo.

Sobre o quadro de mobilização foi informado que este está cada vez maior. Cada dia aumenta a adesão ao movimento. Rogério falou ainda sobre a atividade realizada em Feira de Santana, onde o sindicato participou de uma atividade com servidores da Justiça do Trabalho deste município. Ele disse que a atividade foi positiva e que o sindicato esclareceu os encaminhamentos que foram feitos até agora referente ao PCS.

Citou ainda a reunião com Raimundo Vieira (TRE), onde o sindicato cobrou o acesso a internet no interior. Após a reunião, Vieira ligou para Rogério e informou que o acesso a internet no interior já foi liberado. O diretor geral do TRE também providenciou o documento declarando apoio a luta dos servidores pela aprovação do PCS, o qual foi assinado tanto por ele quanto pela presidência da Justiça federal, faltando apenas a assinatura da presidente do TRT, que foi feita no final do dia. O documento foi lido para a assembleia, por meio da coordenadora do SINDJUFE-Ba, Aline Esquivel.

Em seguida, após manifestações dos servidores, quando fizeram uso da palavra, foram aprovados os seguintes encaminhamentos:

a)      Moção de solidariedade aos servidores do TRE-SP, que tiveram descontos nos dias em que participaram de mobilizações, e,
b)      Envio de documento para os estados que ainda não aderiram à greve, convocando os servidores e sindicatos a participarem da mobilização.

Em seguida, foram apresentadas as propostas de continuar ou não a greve. Decisão que foi tomada de forma unânime pela continuidade do movimento grevista por tempo indeterminado. Já quanto ao local da próxima assembleia, foram sugeridos Feira de Santana e JEF. Após as defesas, feitas pelos coordenadores Denise Carneiro e Gilveraldo Dórea, respectivamente, 60 servidores votaram pela realização da próxima AG em Feira, mas, 69 votaram pela realização deste evento no JEF.

Denúncia: O servidor André Luis Rodrigues, da 34ª vara, informou que, por ter se recusado a secretariar uma audiência (já que esta não é sua função), teve o caso relatado com algumas informações incorretas em ofício emitido para a Presidente do TRT5, Dês. Ana Lúcia Bezerra. O caso foi relatado à desembargadora ainda na tarde desta quarta-feira (26).