Notícia postada dia 03/04/2012

Newton De Lucca toma posse da presidência do TRF-3 e critica metas

O desembargador federal Newton de Lucca tomou posse na presidência do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, na segunda-feira (2/4), no Theatro Municipal de São Paulo. Ele já está no cargo desde o dia 17 de fevereiro, quando houve sessão extraordinária para a saída do presidente anterior, desembargador federal Roberto Haddad. Também tomaram posse os desembargadores Maria Salette Camargo Nascimento, como vice-presidente, e Fabio Prieto de Souza, como corregedor.

Esta é a primeira vez que um desembargador oriundo da advocacia, pelo quinto constitucional, assume a presidência do TRF-3. Em seu discurso, arrancou risadas e muitos aplausos da plateia. Fez inúmeras citações, como o poeta Paulo Leminski, o filósofo romano Cícero, o escritor francês Honoré de Balzac, o filósofo esloveno Slavoj Zizek e até o jornalista brasileiro Barão de Itararé.

De Lucca jurou "bem desempenhar os deveres do cargo" e prometeu batalhar pela informatização da infraestrutura do tribunal, em busca do melhor atendimento às necessidades dos jurisdicionados. Por outro lado, criticou a pressão sofrida por juízes para que cumpram metas impostas pelo Conselho Nacional de Justiça e apresentem números e estatísticas no fim do mês. Citou um poema do ministro do Supremo Tribunal Federal Ayres Britto, presente à solenidade: "Não tenho metas, tenho princípios. E com eles não sei nem mesmo onde vou chegar". Foi aplaudido de pé.

Ayres Britto comemorou a posse e o discurso de De Lucca. Disse que ele é "um amigo pessoal". Afirmou que o desembargador "sabe muito bem conciliar os interesses sociais com as necessidades do Judiciário".

O presidente da seccional paulista da OAB de São Paulo, Luiz Flávio Borges D’Urso, comemorou o fato de o novo presidente do TRF-3 ter vindo da advocacia. Em seu discurso , chamou atenção para "o que representa o fato de termos um advogado na presidência do TRF" e ressaltou as ideias de reformas administrativas divulgadas por De Lucca.

Criticou as denúncias de corrupção de que o Judiciário tem sido alvo recentemente. "A corrupção atinge toda a população. Não podemos assistir inertes ao definhamento do Judiciário". Mas lembrou que a Corregedoria Nacional de Justiça não pode ser fotografada como solução de todos os problemas do Poder. "Lembrem-se que a diferença entre o remédio e o veneno é a dose, como gostava de nos lembrar a avó do De Lucca".

Fonte: Agência Estado