Notícia postada dia 23/05/2010

Assembleia setorial no TRE discutiu serviços essenciais no período da greve

Servidores Tribunal Regional Eleitoral realizaram assembleia setorial na sexta-feira (21), para discutir questões referentes ao TRE, principalmente a execução de serviços essenciais durante a greve.

Foi apresentada uma pesquisa realizada com servidores do interior do Estado com objetivo de identificar e discutir quais serviços são considerados inadiáveis no TRE. Depois de muita discussão, ficou acordado que a categoria vai aguardar a determinação da administração do órgão, para depois continuar o debate a respeito do cumprimento desses serviços.

O coordenador geral do SINDJUFE, Rogério Fagundes informou que, diante do acompanhamento que fez em Brasília, o entendimento do Supremo Tribunal Federal é que todo serviço público é considerado essencial. Há casos que além do serviço ser essencial é também inadiável. De acordo com Rogério, são esses serviços que devem que ser executados; o sindicato conduz a greve trabalhando de forma que a população não sofra perecimento de direito. Cabe aos servidores, juntamente com o sindicato identificar quais são esses serviços inadiáveis e negociar com a administração do tribunal.

Nesta segunda-feira (   24), às 11h, a diretoria do sindicato, juntamente com o comando de greve do TRE vão participar de uma reunião de caráter informativo com o presidente do TRE, desembargador Sinésio Cabral Filho .