Notícia postada dia 14/03/2012

Por ofício, Condsef solicita agenda para tratar pauta específica dos setores de sua base

Como parte da Campanha Salarial que reúne 31 entidades nacionais em defesa dos servidores e serviços públicos, a Condsef enviou nesta segunda-feira ofício ao Ministério do Planejamento. O objetivo é buscar uma agenda de reuniões para tratar a pauta específica de todos os setores da base da entidade que possuem acordos firmados e não cumpridos e processos de negociação ainda não concluídos. Um dos eixos da campanha unificada dos servidores - que agora conta com o reforço de mais uma entidade, a Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais - trata justamente do cumprimento integral de todos os acordos firmados com o governo. A Condsef também espera que o projeto de lei (PL) 2203/11, que está aguardando votação na comissão de Administração e Serviço Público, tenha as 26 emendas apoiadas pela entidade incluídas pelo relator, deputado federal Ronaldo Nogueira. A expectativa é de que o projeto seja votado logo já que muitos acordos passam a vigorar a partir de 1º de julho deste ano.

Enquanto isso os servidores reforçam a mobilização pelo atendimento das principais reivindicações do setor. Entre terça e quinta as entidades que compõem o fórum nacional em defesa dos servidores e serviços públicos realizam um trabalho de força tarefa no Senado. O objetivo é buscar apoio para aprovação da aposentadoria integral para servidores afastados por invalidez permanente e também para a derrubada do PL 1992/07 que no Senado recebeu o nome de PLC 02/12. O projeto prevê a privatização da previdência no setor público. As entidades orientam que o mesmo trabalho de convencimento ocorra nos estados de origem dos senadores.

Na quinta, 15, em todo o Brasil ocorre um Dia Nacional de Lutas com atividades para chamar atenção do governo e buscar apoio da sociedade na luta por serviços públicos de qualidade. Os servidores querem o atendimento de sete reivindicações centrais que compõem a Campanha Salarial 2012. Na pauta está a criação de uma política salarial permanente para o setor público, reajuste de benefícios como o auxílio-alimentação, entre outros. Para ver todos os eixos da campanha clique aqui. E no dia 28 deste mês a categoria realiza uma grande marcha a Brasília. A expectativa é reunir cerca de 20 mil servidores de todo o Brasil na busca por avanços nos processos de negociação com o governo.

Greve geral
– Diante da completa falta de avanços nos processos de negociação, a paralisação de atividades dos servidores por tempo indeterminado não está descartada. Cada uma das 31 entidades que participam da Campanha Salarial 2012 vai discutir com sua base a paralisação de atividades. A base da Condsef, que congrega 80% dos servidores do Executivo Federal, realiza uma Plenária Estatutária de onde sairá uma decisão a respeito da greve. Para a entidade, caso o governo não encare com seriedade o processo de negociações com os servidores, o caminho natural da luta da categoria pelo atendimento de suas reivindicações será o da paralisação.

Fonte: Condsef