Notícia postada dia 14/03/2012

Professores da educação básica realizam greve nacional de três dias

Campanha na rede afirma que #Opisoelei. Atividades serão promovidas em todos os estados

Professores das redes estadual e municipal, em todo o país, paralisarão os trabalhos a partir desta quarta-feira [14] até a sexta-feira [16]. O motivo da greve de três dias é protestar contra o descaso de grande parte dos gestores públicos em não cumprir a Lei Nacional do Piso do Magistério.

A CNTE [Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação] informa que seus sindicatos filiados prepararam uma intensa agenda de atividades, envolvendo toda a comunidade. Durante os três dias eles também vão defender o maior investimento público em Educação, com a previsão de 10% do Produto Interno Bruto no Plano Nacional de Educação [PNE].

Já nesta terça-feira, dia 13, a CNTE e suas filiadas promoveram um twittaço para cobrar, de governadores e prefeitos, o cumprimento da Lei n° 11.738/2008. As entidades usam a hashtag #Opisoelei em todas as mensagens postadas no microblog, como uma prévia da mobilização nacional.

Em todos os estados, estão sendo programadas mobilizações como parte da greve nacional. Confira aqui a programação da greve nacional.

Servidores federais apoiam luta dos professores

Os servidores públicos federais, também em campanha salarial, aprovam a greve dos professores da educação básica, que terá início nesta quarta-feira [14]. Com o objetivo de reforçar o apoio e dar visibilidade às mobilizações dos colegas da Educação, as entidades nacionais dos SPFs, como a Fenajufe, estão orientando que os atos e manifestações da Jornada Nacional de Lutas [12 a 16/03] se concentrem na quinta-feira [15], quando os professores já estarão com seus trabalhos paralisados. A ideia é fazer atividades unificadas em todos os estados, apresentando a pauta de reivindicações do funcionalismo federal e também dos professores da educação básica, que exigem o cumprimento da Lei Piso Nacional do Magistério e também a destinação de 10% do PIB para a Educação.

Para o coordenador geral da Fenajufe Saulo Arcangeli, os servidores do Judiciário Federal e do MPU devem participar dessas mobilizações conjuntas com as várias categorias do funcionalismo federal, bem como de outros setores da classe trabalhadora, como os professores, que também estão em campanha nacional. “O momento exige unidade dos trabalhadores. Somente a luta conjunta será capaz de garantir avanços em nossas reivindicações. O cenário está ruim tanto para os servidores federais como para os estaduais e municipários. Por isso, temos que ser solidários e apoiar a greve dos professores da educação básica”, afirma Saulo.

Fonte:  Fenajufe, com informações da CNTE.