Notícia postada dia 12/03/2012

Servidores festejaram o Dia Internacional da Mulher na sede social do SINDJUFE

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, festejada neste sábado (10), o SINDJUFE levou para a sede social música ao vivo, sorteou brindes, sem esquecer de oferecer aos associados e convidados conhecimento e formação política. Para isso, o sindicato contou com a participação da juíza federal Mônica Aguiar, que prontamente aceitou o convite para debater sobre os “80 anos do voto feminino e a mulher cidadã”.

A escolha do tema se deu devido ao atual quadro de participação política das mulheres no país. Elas representam mais da metade da população e do eleitorado; têm maior nível de escolaridade e representam quase 50% da população economicamente ativa. Porém, sua participação na política não chega a 20% nos níveis mais altos do Poder Executivo.

A juíza Mônica Aguiar informou que o Brasil ocupa a 142ª posição em termo de participação feminina no Parlamento, perdendo até para o Afeganistão, Iraque, Moçambique e Angola. A eleição da presidente Dilma foi um ponto importante, mas não basta. A mulher precisa ser votada; estar cada vez mais inserida nos órgãos públicos como forma de mudar a estrutura existente. Apenas a aprovação de leis não basta. É necessário desenvolver o papel transformador na sociedade.

A juíza ainda lembrou das dificuldades que as mulheres enfrentam para conseguir ascensão profissional; precisa sempre tirar a nota máxima para ser reconhecida. É dessa forma que ela está conquistando mais espaço; a prova disso é o aumento do número de mulheres nos órgãos públicos, com grande aprovação nos concursos.

Música: O público ainda se divertiu ao som do músico Jorge Taime, um dos pioneiros do carnaval de Salvador. Taime cantou sucessos atuais, brincou com as crianças no palco e relembrou antigos sucessos que marcaram a sua carreira, a exemplo do Deboxe do passarinho, gravada em 1986 e considerada um dos hinos do carnaval da Bahia.

Por fim, o sindicato sorteou livros, kits da água de cheiro e boticário, além de outros presentes.

Participaram do evento os seguintes coordenadores: Aline Esquivel, Myrtô Magalhães, Lúcia de Oliveira, Luís Campos, Rogério Fagundes, Joilton Pimenta, José Jandui, José Sérgio Umburanas e Nelson Santana.